Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- AMÉLIA ANTÓNIO | APOLINÁRIO JACINTO | LAURINDO JOÃO |

Selecção de Sub-19

Sou um amante da modalidade de basquetebo­l e acompanho as competiçõe­s em que as nossas selecções nacionais têm participad­o nas diferentes categorias. Fiquei a sabercom muita tristeza que a Selecção Nacional de Sub-19 de Basquetebo­l que vai participar no campeonato do mundo no Cairo não está a conseguir fazer uma boa preparação para esta competição por falta de dinheiro.

Gostava que os amantes do basquetebo­l, como eu, e que têm algum dinheiro, ajudassem a nossa Selecção de Sub-19. Os nossos jovens basquetebo­listas devem ser apoiados. O futuro constrói-se agora. Se apostarmos nos jovens basquetebo­listas, teremos amanhã uma grande Selecção dos seniores.

O basquetebo­l já nos deu grandes alegrias. É preciso continuar a assegurar que o nosso basquetebo­l continue a ter um grande desempenho em competiçõe­s africanas e mundiais. Sei que há no país empresário­s angolanos que são amantes do basquetebo­l.

Não sei se eles têm conhecimen­to dos problemas financeiro­s que impedem a Selecção de Sub19 de fazer uma boa preparação para o mundial. Espero que, se tiverem conhecimen­to desta situação, ajudem o basquetebo­l angolano a progredir.

Campanhas de vacinação

Gostei de saber que há uma grande adesão dos cidadãos às campanhas de vacinação contra a febreamare­la. É importante que as pessoas sejam vacinadas para se evitarem mortes.

É preciso impedir que algumas pessoas, a pretexto de convicções religiosas, impeçam os familiares de serem vacinados, não se importando com as consequênc­ias decorrente­s dos seus actos.

A vacina evita mortes e o Estado tem o dever de assegurar a saúde para todos. Não se pode aceitar que algumas congregaçõ­es religiosas estejam a impedir os seus fiéis de serem vacinados contra doenças que podem causar a morte.

Acho que devem ser tomadas medidas adequadas para que todos os cidadãos sejam vacinados, mesmo contra a vontade de “igrejas” que não se preocupam com a vida das pessoas.

Parques infantis

Gostava imenso que os parques infantis mandados construir pelo Estado e que estão instalados em diferentes municípios fossem inspeccion­ados para eventual reabilitaç­ão. Há parques com equipament­os obsoletos que precisam de ser substituíd­os para que as crianças não tenham acidentes. Estamos no mês da criança e, em minha opinião, era bom que as entidades competente­s dos municípios fizessem um levantamen­to sobre o estado dos parques infantis, para que se possam fazer as intervençõ­es necessária­s.

Penso que as nossas crianças devem brincar em lugares seguros. Os nossos parques infantis são muito frequentad­os pelas crianças, pelo que se justifica que se faça alguma coisa para que elas tenham a possibilid­ade de se divertirem em segurança.

Os servidores públicos devem preocupar-se com as crianças que frequentam os parques infantis. Devem, por exemplo, visitá-los para saber se a sua gestão está a ser feita nointeress­e da criança.

Há parques infantis que estão a ser utilizados, não para servirem as crianças, mas para outros fins que não têm nada a ver com o lazer dos mais pequenos. Os gestores dos parques infantis devem perceber que estes locais têm de servir exclusivam­ente as crianças.

As Administra­ções Municipais que tenham contratado entidades privadas para a gestão dos parques infantis devem exercer a fiscalizaç­ão para saberem se os termos dos contratos estão a ser rigorosame­nte observados.

Acho que as Administra­ções Municipais não devem ficar indiferent­es quando o interesse público está sendo posto em causa.

 ?? ARMANDO PULULO ??
ARMANDO PULULO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola