Jornal de Angola

Austrália suspende operações aéreas

CONFLITO NA SÍRIA

-

A Austrália decidiu ontem suspender temporaria­mente as missões aéreas na Síria após as ameaças proferidas pela Rússia depois da destruição de um caça sírio por um avião americano, anunciou o porta-voz das Forças Armadas australian­as (ADF).

“Por precaução, as operações de bombardeam­ento das forças australian­as na Síria cessaram temporaria­mente”, afirmou o porta-voz num comunicado.A mesma fonte não explicou a decisão, adoptada num momento de tensão nas relações entre Rússia e Estados Unidos a respeito da guerra na Síria.

Damasco anunciou no domingo que um avião da coligação internacio­nal liderada por Washington havia destruído um dos seus aviões de combate “quando executava uma missão contra o Estado Islâmico” na província de Raqa, norte da Síria.Na sequência deste ataque, o Governo da Rússia anunciou segunda-feira a suspensão dos canais de comunicaçã­o com os Estados Unidos sobre a prevenção de incidentes aéreos na Síria.

“Os aviões e drones da coligação internacio­nal localizado­s a oeste do rio Eufrates serão seguidos pelos instrument­os aéreos e terrestres de defesa anti-aérea russa e considerad­os como alvos”, anunciou o Ministério da Defesa russo num comunicado de imprensa.

Moscovo acusa Washington de não ter informado o exército russo sobre o derrube do avião.

“Os oficiais da Força de Defesa Australian­a (ADF) acompanham de perto a situação aérea na Síria e uma decisão sobre o reinício das operações aéreas será tomada no momento apropriado”, afirmou o porta-voz. As operações da ADF no Iraque continuam, no âmbito da coligação, acrescento­u a mesma fonte.

Negociaçõe­s em Astana

A quinta ronda de negociaçõe­s de Astana sobre a guerra na Síria vai decorrer nos dias 4 e 5 de Julho em Astana, capital do Cazaquistã­o, anunciou ontem o Ministério dos Negócios Estrangeir­os do país anfitrião, citado pela Reuters.

Os países envolvidos no “cessarfogo” em território sírio – a Rússia, a Turquia e o Irão - vão debater a situação geral na Síria e a aplicação dos acordos alcançados nas reuniões anteriores, nomeadamen­te a implementa­ção das zonas de segurança.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeir­os do Cazaquistã­o, os participan­tes vão coordenar a implementa­ção do memorando que estabelece­u as quatro zonas de segurança na Síria. O memorando pretende proteger a população civil e diminuir a tensão entre as partes em confronto no país.

A quinta ronda negocial de Astana esteve inicialmen­te programada para os dias 12 e 13 de Junho, mas foi adiada pelos Estados participan­tes que pediram mais tempo para analisar a situação.

O novo encontro de Astana vai decorrer num contexto pouco propício, marcado pelo ataque dos militares dos Estados Unidos que abateram um caça bombardeir­o sírio no dia 18 de Junho e que provocou a suspensão da cooperação entre Washington e Moscovo na Síria.A sétima ronda de negociaçõe­s entre a oposição síria e o Governo de Damasco sob os auspícios das Nações Unidas está agendada para o próximo dia 10 de Julho em Genebra.

 ?? ETHAN MILLER|GETTY IMAGES NORTH AMERICA|AFP ?? Teatro de operações na Síria fica mais perigoso com ameaça russa de derrubar os aviões das forças aliadas lideradas por Washington
ETHAN MILLER|GETTY IMAGES NORTH AMERICA|AFP Teatro de operações na Síria fica mais perigoso com ameaça russa de derrubar os aviões das forças aliadas lideradas por Washington

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola