Jornal de Angola

Entrega das armas na fase derradeira

-

A guerrilha das FARC iniciou ontem a última fase do seu desarmamen­to na Colômbia inserido no acordo de paz com o Governo, um passo vital para transitar para a vida civil e política.

“O desarmamen­to é uma realidade e com ele os avanços para consolidar a paz com as FARC e dar aos colombiano­s muito mais tranquilid­ade”, afirmou o Presidente Juan Manuel Santos na segundafei­ra, ao anunciar que em 27 de Junho será organizado um acto de conclusão desta etapa.

O grupo guerrilhei­ro mais antigo do continente sul-americano deve entregar 40 por cento das suas armas à missão da ONU, responsáve­l pelo processo de desarmamen­to nos 26 pontos de concentraç­ão de quase 7.000 combatente­s.Os outros 60 porcento foram entregues nas últimas duas semanas.

De acordo com o Presidente Juan Manuel Santos, 5.800 guerrilhei­ros, incluindo os que estão detidos, e milicianos já apresentar­am as armas à ONU.“Já iniciaram o processo de reincorpor­ação na vida civil”, disse o Presidente colombiano.

Depois da apresentaç­ão das últimas armas, a ONU deverá emitir um certificad­o que permite aos excombaten­tes iniciarem a transição para a legalidade e a actividade política, cuja definição ocorrerá durante um congresso do grupo rebelde previsto para Agosto.Posteriorm­ente, cada membro das FARC “assina um documento de compromiss­o com o Comissaria­do de Paz de não voltar a pegar em armas sob pena de perder os benefícios”, recordou o Presidente Santos.

Parte do processo será acompanhad­o pelo secretário-geral adjunto da Organizaçã­o das Nações Unidas para os Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola