Jornal de Angola

OIM investiga tortura de migrantes na Líbia

-

A Organizaçã­o Internacio­nal para as Migrações (OIM) anunciou ontem que está a envidar esforços para encontrar mais de 200 refugiados retidos sob cativeiro e torturados por traficante­s na Líbia, conforme imagens de um vídeo difundido a partir do sul do país.

Em comunicado, a OIM diz terse informado sobre a situação dos migrantes graças à difusão, em 9 de Junho no Facebook, de um vídeo no qual se vê quase 260 cidadãos somalis, etíopes e de outras nacionalid­ades a serem torturados sob cativeiro no sul daLíbia.

O vídeo é utilizado pelos criminosos para pressionar­em e obterem resgates das famílias dos migrantes, explicou a OIM, que afirma que as imagens são autênticas e que não é pela primeira vez que se vê isso na mesma zona. A ausência de leis após a destruição das instituiçõ­es do Estado em 2011 fez da Líbia um alvo das milícias armadas, dos grupos criminosos e dos traficante­s de seres humanos que agem numa impunidade total. Mais de oito mil refugiados­foram socorridos ao largo das costas líbias só em 2017, revelou a Marinha italiana. Um comunicado da Marinha da Líbia indicouna noite de domingo que, no total, 8.094 migrantes foram socorridos do afogamento no Mar Mediterrân­eo durante os seis primeiros meses de 2017 por esta ramo militar líbio. Em Janeiro, 700 migrantes foram salvos numa única operação em Zaouia, no oeste do país, precisou o Gabinete de Informação da Marinha líbia. Em Fevereiro, operações de salvamento permitiram socorrer 938 migrantes nos sectores oeste e no sector de Tripoli. Um mês depois, foram recuperado­s 595 pessoas em quatro operações nos sectores oeste e em Tripoli por forças navais e especiais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola