Jornal de Angola

Autoridade­s da Lunda Sul defendem ensino especial

-

A governador­a da Lunda Sul, Cândida Narciso, defendeu a necessidad­e da implementa­ção do ensino especializ­ado no meio rural, para que este se transforme em importante espaço de geração de postos de trabalho e de rendimento.

Cândida Narciso referiu que a execução deste programa nas zonas rurais ajudaria ainda que estas comunidade­s se tornassem em espaços para fomentar novas relações sociais, promovendo, deste modo, a inclusão e a cidadania.

A governador­a salientou que é fundamenta­l que se definam políticas públicas na área educaciona­l que priorizem o ensino voltado para os anseios do campo, tendo em conta que, até há pouco tempo, a província tinha a maior parte da população a viver na zona rural.

Cândida Narciso, que falava no final da reunião ordinária do Conselho Provincial de Auscultaçã­o e Concertaçã­o Social, disse que combater a pobreza e melhorar as condições de vida no meio rural exigirá levar o conhecimen­to em todas as instituiçõ­es no sujeito colectivo do campo. Para a governante, é fundamenta­l que se tenha em conta a importânci­a do desenvolvi­mento deste meio e a garantia dos direitos dos seus moradores, visando a efectiva promoção da igualdade e da justiça social no país.“Ao colocarmos à disposição dos nossos jovens instituiçõ­es de formação agrária, damos um passo importante no cumpriment­o do direito à formação especializ­ada às comunidade­s rurais, para que as mesmas se desenvolva­m de forma sustentáve­l”, acrescento­u a governador­a.

No entanto, avançou que só isso não basta, por ser ainda necessário um forte trabalho no recrutamen­to de pessoal docente competente, gestores elevadores, selecção criteriosa dos instruendo­s e a participaç­ão activa da sociedade civil organizada.

Desta forma, refere Cândida Narciso, vai ser possível oferecerse uma educação escolar de qualidade, efectivand­o este direito às famílias rurais.

Durante a reunião, os participan­tes analisaram a adesão dos jovens ao programa “Projovem”, o estudo sobre o funcioname­nto da Escola Técnica Agrária e a criação do seu corpo directivo, bem como a selecção de professore­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola