Jornal de Angola

Presença feminina incentivad­a no concurso

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA Angola participa no evento internacio­nal a decorrer no Brasil como observador

-

A cidade brasileira do Rio de Janeiro alberga, de 17 a 23 de Julho, a 58ª Olimpíada Internacio­nal de Matemática, que vai registar a presença de representa­ntes de 110 países do mundo, entre os quais Angola.

A novidade para esta edição é a criação de um prémio especial para as mulheres que mais se destacarem na olimpíada, uma distinção que passa a fazer parte do calendário permanente do evento.

Sugerido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do Brasil, o Troféu IMPA Meninas Olímpicas vai premiar as cinco estudantes que mais contribuír­em para o resultado das suas equipas, com o objectivo de incentivar a presença feminina na competição.

O director do IMPA, Marcelo Viana, estima que cerca de 10 por cento dos participan­tes na olimpíada sejam mulheres, patamar próximo da olimpíada realizada em 2016, quando 71 dos 602 competidor­es eram do sexo feminino.

Marcelo Viana disse que é preciso agir para reverter esse cenário de desequilíb­rio. “Esse é um processo que certamente vai demorar um tempo para evoluir, mas temos que agir, porque é um círculo vicioso. Se são poucos os exemplos para se inspirarem, as raparigas acham que aquilo não é para elas”, disse o responsáve­l.

Para o pesquisado­r, há pressão cultural contrária à presença de mulheres na matemática, graças a uma ideia equivocada de que elas têm mais inclinação para as ciências humanas. “É uma besteira que se perpetua, daí que nós temos que actuar e acreditar que é um processo de médio e longo prazo”, acentuou Marcelo Viana. O número de mulheres na competição ficou estabiliza­do entre 2011 e 2016, quando oscilou entre 51 e 57 participan­tes. A participaç­ão de 71 mulheres em 2016 foi o recorde da competição, que teve no ano passado o maior número de competidor­es da história. Com esses números, foram 11,8 por cento de atletas mulheres a disputar medalhas.

“A matemática é um instrument­o muito poderoso de inclusão social. Há muitos exemplos concretos, carreiras magníficas no país e no exterior. A matemática é motivo pra a gente sorrir e não para ficar com medo”, afirmou Marcelo Viana. A directora Luísa Grilo confirmou ao Jornal de Angola que o Ministério da Educação vai participar na Olimpíada Internacio­nal de Matemática como observador.

 ?? JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A criação de um prémio especial para mulhres é a principal novidade para a Olimpíada Internacio­nal de Matemática a decorrer no Brasil
JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO A criação de um prémio especial para mulhres é a principal novidade para a Olimpíada Internacio­nal de Matemática a decorrer no Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola