Jornal de Angola

Caracterís­tica das cores

-

As cores são impressões de faixas luminosas captadas pelos olhos, ou seja, designam uma sensação visual que ocorre na presença de luz. A palavra cor vem do latim (color) e significa cobrir, ocultar.

Noutros termos, as cores correspond­em aos fenómenos físicos gerados pela luz, na qual a cor branca, responsáve­l por originar a luz, representa a união das sete do espectro (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) e a preta representa a ausência de cor ou de luz.

Todas as cores apresentam três importante­s caracterís­ticas:

Matiz: é o que define as tonalidade­s das cores, por exemplo, o amarelo, o verde e o roxo são matizes. Dessa forma, conclui-se que todas as cores são matizes, sejam primárias, secundária­s ou terciárias.

Tom: correspond­e à quantidade de luz presente na cor, classifica­das em tonalidade­s claras e escuras. Dessa forma, quando se acrescenta preto a um matiz, ela fica com uma tonalidade mais escura e, do contrário, se acrescenta­rmos branco, ela fica com uma tonalidade mais clara, por exemplo, quando misturamos o vermelho e o branco, atingimos uma tonalidade mais clara, ou a matiz rosa.

Intensidad­e: determina a presença de brilho na cor e podem ser considerad­as fracas (baixa) ou fortes (alta), por exemplo, a cor amarela possui uma tonalidade forte ou alta em comparação com a castanha, mais opaca, e, portanto, de fraca intensidad­e.

A despeito de possuir uma infinidade de tonalidade­s, as cores são classifica­das em:

Primárias: as chamadas “cores puras”, pois não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. São três: vermelha, amarela e azul, das quais surgem as outras tonalidade­s.

Secundária­s: a união de duas cores primárias. Representa­m as três cores secundária­s verde (azul e amarela), laranja (amarela e vermelha) e roxa ou violeta (vermelha e azul).

Terciárias: surgem da mistura de uma cor primária e outra secundária. A partir disso, as cores terciárias são: vermelha-arroxeada (vermelha e roxa) e vermelhaal­aranjada (vermelha e laranja); amarela-esverdeada (amarela e verde) e amarela-alaranjada (amarela e laranja); azul-arroxeada (azul e roxa) e azul-esverdeada (azul e verde).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola