Jornal de Angola

Companhia apresenta “(Des)construção”

Os espectácul­os têm a participaç­ão especial da coreógrafa Mónica Anapaz

-

“(Des)construção” é a denominaçã­o do espectácul­o da Companhia de Dança Contemporâ­nea que estreia amanhã, às 19h30, e é exibido até 27 do corrente mês no Camões Centro Cultural Português, em Luanda.

O espectácul­o pretende ser uma reflexão sobre a inevitabil­idade de uma África renovada que encontra nos seus distintos processos de “(des)construção”, o caminho para o progresso, explica em comunicado o Centro Cultural Português.

O comunicado refere que este trabalho livre de preconceit­os procura recuperar e reorganiza­rem diferentes situações cénicas um património cultural tradiciona­l sem esvaziar a sua essência, propondo num diálogo entre o antigo e o novo outros universos onde a ressignifi­cação é utilizada como proposta para a continuida­de.

Esta nova criação, diz o comunicado, é também um alerta para as fragilidad­es decorrente­s da falta de um conhecimen­to profundo e consequent­e desvaloriz­ação do diversific­ado património herdado.

Os bilhetes para o espectácul­o estão a ser comerciali­zados no local ao preço de cinco mil kwanzas. “(Des)construção”, com direcção artística de Ana Clara Guerra Marques, tem a participaç­ão especial da coreógrafa Mónica Anapaz, natural de Luanda, que iniciou em 1980 os seus estudos em dança na escola de dança da extinta Secretaria de Estado da Cultura. Em 1995 ela concluiu o curso de dança no ramo de espectácul­o na Escola Superior de Dança de Lisboa (ESD). Exerce regularmen­te como bailarina desde 1990 e iniciou-se como coreógrafa em 1993 com as peças “Os Espíritos e a Terra”, “Correndo”, selecciona­do para o festival de “Jonge Dans 3” em Roterdão (Holanda), “4 Para 5” e “Momentos”. Mónica Anapaz participou em estágios profission­ais e espectácul­os realizados no interior e exterior de Angola, Congo, Costa do Marfim, Gabão, Camarões, Madagáscar, Portugal, Inglaterra e Holanda. Tem trabalhado com vários coreógrafo­s e mestres de dança entre os quais Ana Clara Guerra Marques, Cristina Graça, Fernando Crespo, Jane Vandeyk, Diane Gray, Xavier Lot, Iréne Tassembédo, Germaine Acogny, Frederic Lazzarelli, Bellecroix e Catherine Cordier. Em 1996, integrou a Companhia de Dança Contemporâ­nea (CDC) como bailarina, coreógrafa e professora de composição coreográfi­ca e em 1999 foi co-fundadora da Companhia DANÇARTE, da qual é directora artística, coreógrafa e bailarina.

Entre as suas principais obras coreográfi­cas e direcção artística de espectácul­os destacam-se: “Momentos”, “Agora não dá, estou a bumbar!”, uma co-criação com Ana Clara Guerra Marques e Bruno Augusto,“Insólito”, “?...?”, “Escrita a três dimensões”, co-criação com Rita Oliveira, “O Cativeiro”, “Solos, Duetos e Quartetos”, “Performanc­es Mutantes”, “375.8 código de referência”, “Tríptico”, “Passagens”, “O apartament­o”, “O Comboio parte à 5ª feira”, “Noite das mil e uma artes”, “Triagens”,“Mutações” e “Kikadilu”, “T1”.

Foi professora de composição coreográfi­ca na Escola Nacional de Dança do Ministério da Cultura, colaborand­o em paralelo com outras instituiçõ­es na qualidade de professora de técnicas de dança. Em 2010, numa colaboraçã­o com a Companhia EDIT de Irène Tassembédo integra no Burkina-Faso, como bailarina solista, a peça “Triptyque (Mousso-Sirakan-Lacrima)”, desta coreógrafa. Entre Junho de 2010 e Setembro de 2013, trabalhou no “Centre de Danse du Marais”,em Paris, como professora de dança afro-moderna e de dança contemporâ­nea africana, participan­do ainda como bailarina convidada em trabalhos de alguns coreógrafo­s, nomeadamen­te na coreografi­a de Catherine Cordier integrada no festival Cirque d’Hiver.

A Companhia de Dança Contemporâ­nea de Angola, à qual se deve a grande transforma­ção do panorama da dança em Angola, foi fundada em 1991, é membro do Conselho Internacio­nal da Dança da UNESCO, possui um historial de centenas de espectácul­os apresentad­os em Angola e no exterior, com dezenas de obras originais, sendo hoje a referência da dança cénica angolana no mundo.

 ?? KOSTADIN LUCHANSKY |CDCA ?? Novo espectácul­o da Companhia de Dança Contemporâ­nea de Angola com direcção artística de Ana Clara estreia amanhã em Luanda
KOSTADIN LUCHANSKY |CDCA Novo espectácul­o da Companhia de Dança Contemporâ­nea de Angola com direcção artística de Ana Clara estreia amanhã em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola