Jornal de Angola

Angola vai produzir relva sintética

PROJECTO PRIVADO Empresa Jojosport Management instala fábrica no Cuanza Norte

- ANTÓNIO DE BRITO |

A primeira fábrica que vai produzir em Angola relva sintética, piso de tartan e padel (para a prática do ténis dois contra dois) nasce nos próximos cinco meses, na província do Cuanza Norte. Neste momento estão a ser feitos os estudos na área onde vai ser edificada, para no mês de Dezembro entrar em funcioname­nto.

Com a implementa­ção deste empreendim­ento, a empresa Jojosport Management pretende melhorar a qualidade futebolíst­ica dos clubes angolanos, desde que optem obviamente pela construção de campos com piso sintético. A capacidade de produção vai depender muito da solicitaçã­o dos clubes ou de empresas interessad­as nos produtos da fábrica.

Com capital próprio, a Jojosport Management vai investir no projecto 900 milhões de kwanzas, permitindo criar 50 postos de trabalho. Os candidatos admitidos vão beneficiar de uma formação profission­al, para manusearem os equipament­os. Os formadores são do Reino de Espanha.

Recentemen­te o projecto foi apresentad­o ao ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, e ao governador do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos. “O projecto foi muito bem recebido por ambos. Deram-me toda a força do mundo, para que o negócio se concretize”, disse ao Jornal de Angola o empresário e agente FIFA, João Neto da Silva “Jojó”.

Sem avançar as dimensões, o empreended­or , agente de Roberto Bianchi, selecciona­dor nacional e treinador do Petro de Luanda, explicou que a fábrica vai ter um laboratóri­o de controlo de qualidade, para testar os produtos a serem executados pelos técnicos angolanos.

Quanto à opção da criação da fábrica no Cuanza Norte, João Neto da Silva destacou dois aspectos importante­s: “Dispõe de muita água e energia eléctrica. Refiro-me ao rio Cuanza e barragem de Cambambe. A fibra é boa. O clima é favorável. O país em si vai ganhar com o surgimento deste empreendim­ento. Os preços serão atractivos”.

Além da produção de relva sintética e do piso de tartan, a Jojosport Management vai ocupar-se da construção de mini-bancadas. Os preços são em kwanzas e bastante atractivos, devido à crise financeira. Com o funcioname­nto da fábrica, o número de trabalhado­res no ano seguinte pode chegar aos 150. A Jojosport Management vai levar também a sua marca aos países africanos de expressão portuguesa e francófono­s como os Congos Brazzavill­e e Democrátic­o.

Aos 42 anos, o angolano João Neto da Silva jogou nos Belenenses de Portugal e Celta de Vigo de Espanha. Licenciou-se em Educação Física, em Espanha. A melhoria da prática do futebol no país é um dos objectivos perseguido­s pela empresa, na medida em que o seu material vai permitir equipar vários recintos comunitári­os, onde os munícipes vão aprimorar os seus dotes na modalidade ainda em tenra idade.

O estado dos campos utilizados nos escalões de formações é apontado por muitos como uma das razões da falta de qualidade, sobretudo no gesto técnico, de muitos atletas em Angola.

 ?? DR ?? Empresário angolano está apostado na melhoria da qualidade da prática do futebol com a criação de condições nas municipali­dades
DR Empresário angolano está apostado na melhoria da qualidade da prática do futebol com a criação de condições nas municipali­dades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola