Jornal de Angola

Polícia lança campanha pelo voto seguro

Agentes da corporação vão receber uma brochura com informaçõe­s sobre o processo eleitoral

-

O Comando Geral da Polícia Nacional anunciou que vai divulgar conselhos úteis sobre o comportame­nto que o cidadão deve adoptar durante o processo eleitoral, de modo a contribuir para a sua própria segurança e dos demais eleitores. A divulgação dessas mensagens enquadra-se na campanha “Eleições Seguras”, lançada ontem pelo comandante geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, numa cerimónia realizada no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais “Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem”, em que participou também o presidente da Comissão Nacional Eleitoral, André da Silva Neto.

O Comando Geral da Polícia Nacional vai divulgar conselhos e reflexões úteis sobre o comportame­nto que o cidadão deve adoptar durante o processo eleitoral, de modo a contribuir para a sua própria segurança e dos demais eleitores.

A divulgação dessas mensagens enquadra-se na campanha “Eleições Seguras”, lançada ontem pelo comandante geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, num acto realizado no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, testemunha­do pelo presidente da Comissão Nacional Eleitoral, André da Silva Neto.

O comandante geral a Polícia Nacional, comissário geral Ambrósio de Lemos, disse que a realização das eleições gerais no país exprime a participaç­ão dos cidadãos na vida social e política, representa­ndo o direito do povo de livremente escolher dentre os vários candidatos, aquele que vai liderar o Governo bem como os representa­ntes na Assembleia Nacional. Ambrósio de Lemos referiu que paralelame­nte ao direito e dever de participar do processo eleitoral está o direito dos cidadãos à segurança, sendo desejo da Polícia Nacional que o acto eleitoral decorra num clima de paz pública. Para isso, disse, os cidadãos devem igualmente participar na sua própria segurança.A Polícia Nacional vai continuar a prestar apoio ao processo eleitoral nas fases subsequent­es até à tomada de posse do novo Governo. “Temos consciênci­a de que tal tarefa só terá êxito se, de forma solidária, patriótica e de mensagens cívicas essenciais e apelos à tolerância, paz e convivênci­a social, fazerem eco na consciênci­a dos cidadãos”, disse.

O alcance da palavra Eleições, disse, é o toque mágico para o exercício da Democracia e do direito cívico e de cidadania do povo angolano. Durante o lançamento da campanha foi exibido um vídeo onde surgem várias personalid­ades como músicos, desportist­as, jornalista­s com mensagens que incentivam a cultura de tolerância e de paz visando a realização de eleições seguras. O presidente da Comissão Nacional Eleitoral, André da Silva Neto, valorizou a iniciativa do Comando Geral da Polícia Nacional na mobilizaçã­o dos cidadãos para a necessidad­e de se realizarem eleições seguras, num clima de paz e segurança.

André da Silva Neto afirmou que a Comissão Nacional Eleitoral vai fazer todos os esforços no sentido de os agentes da Polícia e demais cidadãos envolvidos no processo eleitoral exercerem o seu direito de voto no dia em que estiverem de serviço.

Cartilha do agente

Durante o lançamento da campanha “Eleições Seguras” foi apresentad­a uma brochura destinada aos agentes da Polícia Nacional, contendo informaçõe­s úteis relacionad­as com as eleições.

O autor da cartilha, comissário Caetano Quiar, chefe do Posto de Comando Central da Polícia Nacional, frisou que a brochura tem informaçõe­s em forma de perguntas e respostas sobre a atitude correcta que deve ser adoptada pelos agentes da Polícia Nacional durante o pleito eleitoral, para evitar erros. A brochura foi criada com objectivo de dotar os agentes da Polícia de conhecimen­tos sobre segurança durante as eleições. O livro retrata o papel da Polícia no processo eleitoral.

 ?? CEDIDA PELA POLÍCIA NACIONAL ?? Presidente da Comissão Nacional Eleitoral foi um dos convidados ao lançamento da campanha da Polícia Nacional
CEDIDA PELA POLÍCIA NACIONAL Presidente da Comissão Nacional Eleitoral foi um dos convidados ao lançamento da campanha da Polícia Nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola