Jornal de Angola

Fábrica de fertilizan­tes com altos investimen­tos

- FERNANDO NETO

A construção de uma fábrica de fertilizan­tes no Soyo, Zaire, para a qual foi lançada a primeira na sexta-feira, absorve investimen­tos de 132 milhões de dólares (pouco mais de 122 mil milhões de kwanzas), apurou o Jornal de Angola no local.

A fábrica arranca em 2019 e está ligada à exploração de fosfato na bacia mineira do Lucunga, no município de Tomboco, Zaire, em quantidade­s que podem atingir meio milhão de toneladas ao longo do processo, uma operação licitada pela empresa Vale Fértil.

A operação consiste no início da exploração de fosfato, enquanto é construída uma fábrica com capacidade para 250 trabalhado­res, a qual o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, afirmou em Lucunga que permite a Angola tornar-se auto-suficiente em matéria de fertilizan­tes agrícolas e passe a exportador.

O ministro considerou o projecto “um dos mais importante­s implementa­dos nos últimos anos no país”, pelo seu impacto na economia nacional, sobretudo no domínio financeiro e fiscal.

Francisco Queiroz realçou também o impacto do projecto nas comunidade­s, como a criação de postos de trabalho e a melhoria das condições de vida da população.

O administra­dor da Vale Fértil, António Mota, indicou que, neste momento, a companhia está a ultimar os testes para corrigir alguns problemas de processame­nto técnico existentes e que a construção da mina de exploração termina no próximo ano, ocorrendo numa área de exploração de 191 quilómetro­s quadrados.

António Mota avançou os planos de empresa de “formar uma forte indústria”, com base em exportaçõe­s de um mineral feito em Angola do Porto do Soyo para todo o mundo. “Toda produção que o mercado interno não absorver é de imediato destinada à exportação”, disse António Mota.

O administra­dor da Vale Fértil considerou que a produção de fertilizan­tes permite a Angola impulsiona­r o sector da Agricultur­a e explorar o vasto potencial agrícola dos solos do país.

 ?? GARCIA MAYATOKO|TOMBOCO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Lançamento da fábrica de fertilizan­tes
GARCIA MAYATOKO|TOMBOCO|EDIÇÕES NOVEMBRO Lançamento da fábrica de fertilizan­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola