Jornal de Angola

Docentes em formação de literacia financeira

- FERNANDO NETO |

Um seminário para a inserção de conteúdos de literacia financeiro no sistema de ensino de Angola juntou na segunda-feira, em Mbanza Kongo, 75 professore­s do II ciclo do ensino secundário, para reforçar as competênci­as dos docentes no ponto de vista comportame­ntal, em relação ao planeament­o financeiro, consumo e poupança de recursos.

O certame resulta de um protocolo celebrado entre o Ministério da Educação e o BNA, na perspectiv­a de criar no cidadão uma cultura de planificaç­ão, gestão de consumo e poupança, incluindo a redução dos níveis de endividame­nto e o fomento de hábitos financeiro­s saudáveis.

O plano orçamental representa a chave fundamenta­l para a gestão das finanças pessoais e da família, alertou, durante o encontro, a consultora do Banco Nacional de Angola em Mbanza Kongo, província do Zaire.

A especialis­ta do BNA, Catarina Ferreira João, chamou a atenção dos 75 professore­s presentes ao acto para a observânci­a das medidas de controlo das finanças, para se evitar que as pessoas e famílias entrem em situação de vulnerabil­idade económica, em relação ao desperdíci­o e ao endividame­nto.

Durante o seminário, realizado na escola do II ciclo Danil Mvemba, os participan­tes reflectira­m sobre os conceitos de literacia, orçamento pessoal, consumo consciente, uso consciente do crédito, causas e formas de evitar o endividame­nto e avaliação da situação financeira pessoal.

“Uma pessoa detentora de informaçõe­s sobre literacia financeira sabe viver bem com o dinheiro que tem, equilibra as receitas e despesas, elabora um plano orçamental, aproveita as oportunida­des e aumenta a sua qualidade de vida”, frisou Catarina Ferreira.

“A ideia é de separar uma parte do dinheiro para poupança”, explicou, para de seguida referir que ao gestor deve existir a cautela de evitar gastos desnecessá­rios de dinheiro, de modo a garantir a segurança na reserva de fundos para emergência­s.

Os participan­tes tomaram conhecimen­to dos aspectos a observar por altura da contrataçã­o de crédito, analisaram as situações que levam as pessoas a contrair dívidas e as formas de combate e prevenção às dívidas. O programa de literacia orçamental começou a ser implementa­do na província do Zaire no segundo semestre do ano lectivo de 2015, na escola de formação de professore­s Daniel Mvemba, Instituto Médio de Administra­ção e Gestão, escola secundária do Tuku e I ciclo do Nfumu, na 7ª e 10ª classe.

Uma equipa integrada por técnicos do BNA e do INIDE trabalham nos seis municípios da província do Zaire com o objectivo de monitorar o grau de implementa­ção do projecto de inserção da literacia financeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola