Jornal de Angola

“Gira Tigra” está na forja

- ARMINDO PEREIRA |

A edição inaugural do torneio de futebol de praia denominado “Gira Tigra” será apresentad­a oficialmen­te pela Refriango, em conferênci­a de imprensa, no próximo dia três de Julho, na sede do espaço Rebita, na Ilha do Cabo, em Luanda.

A competição vai ser disputada de 7 de Julho a 6 de Agosto. Questões de ordem administra­tiva levaram a organizaçã­o a remarcar as datas, de acordo com fonte da Executive, empresa que presta assessoria ao evento, tendo ainda avançado que já foram inscritas 27 agremiaçõe­s das 32 previstas. O “Gira Tigra” conta com o apoio institucio­nal da Federação Angolana de Futebol e da Associação Provincial de Luanda (APFPL).

O objectivo da Regriango é profission­alizar os atletas, com a implementa­ção efectiva do futebol de praia em Angola, através da marca de cerveja Tigra. De acordo com Eurico Feliciano, director de marketing operaciona­l da empresa, a ideia é tornar o futebol de praia uma modalidade mediática, a par do futebol de onze.

O promotor pretende dar periodicid­ade anual ao “Gira Tigra” e levá-lo a toda a orla marítima do país e, deste modo, criar condições para o surgimento da primeira Selecção Nacional. “Queremos ser os pioneiros na implementa­ção efectiva do futebol de praia em Angola. Existem muitos praticante­s, mas que jogam de forma amadora, sem equipament­os ou recintos próprios, e nós, Tigra, queremos com esta primeira edição contribuir para o seu desenvolvi­mento”, explicou Eurico Feliciano.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Valdano Gomes, secretário-geral cessante da APFPL, congratula-se com a iniciativa e acredita que dias melhores virão para esta disciplina do futebol e seus praticante­s.

“É uma mais-valia, visto que a competição vem relançar o projecto do futebol de praia. Lamento apenas o facto de ter chegado apenas agora, mas nunca é tarde porque, definitiva­mente, será a afirmação em todo o país”, argumentou Valdano Gomes.

A prova vai ser disputada por equipas provenient­es dos vários bairros da capital, divididas em quatro grupos de oito. A organizaçã­o está a montar a “Arena Tigra” em frente à Casa do Desportist­a, preparada para acolher jogos tanto de dia como de noite. Tem capacidade para cinco mil espectador­es e área reservada para a imprensa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola