Jornal de Angola

Formação em língua inglesa para estudantes e professore­s

- AMILDA TIBÉRIA |

Melhorar o ensino da língua inglesa entre os estudantes das Universida­des Agostinho Neto e 11 de Novembro, de Cabinda, é o objectivo de um ciclo de formação, de seis meses, que é realizado, desde ontem, em Luanda, pela embaixada dos EUA no país.

Denominado “Inglês para Todos”, o curso, que é o resultado de uma parceria entre a embaixada dos EUA e a Cabinda Gulf Oil Company, inclui também alguns docentes destas instituiçõ­es do ensino superior.

A secretária adjunta para área Imprensa, Cultura e Educação da embaixada, Sadie Okoko, disse que o projecto vai igualmente promover o desenvolvi­mento humano e económico entre os dois países, através da educação, assim como ajudar a expandir a qualidade do ensino do inglês em Angola.

No acto de lançamento do projecto, realizado no auditório da Faculdade de Letras, em Luanda, Sadie Okoko destacou ainda que após a formação os participan­tes vão poder ajudar a difundir mais a língua inglesa junto das comunidade­s angolanas, em parceria com as instituiçõ­es de ensino locais.

A formação, explicou a secretária, é constituíd­a por quatro programas, nomeadamen­te, “Especialis­ta em língua inglesa”, “Professor de inglês residente”, “Clubes de inglês” e “Access Microschol­arship Program”.

Um dos maiores problemas e a principal causa da criação do projecto, destacou Sadie Okoko, é a falta de oportunida­de que os estudantes têm para praticar inglês ou poderem aperfeiçoa­r os seus conhecimen­tos. Fruto de uma parceria iniciada há cinco anos, o curso é ministrado pelo professor norte-americano Bryce Smedley.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola