Jornal de Angola

Homenagem ao Presidente da República

-

Um galardão e a estatueta de um sapador foram entregues ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pela comunidade de luta contra a desminagem, em reconhecim­ento pelos seus feitos em prol da desminagem no país. O ministro e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Manuel da Cruz Neto, recebeu o galardão e a estatueta das mãos do presidente da Comissão Nacional Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a, Santana André Pitra “Petroff”. O programa de desminagem visou, entre outros objectivos, retirar os acidentes com minas das principais causas de mortes em Angola.

Um galardão e a estatueta de um sapador foram entregues ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pela comunidade de luta contra a desminagem, em reconhecim­ento pelos feitos a favor da desminagem no país.

O ministro e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Manuel da Cruz Neto, em representa­ção do Presidente da República, recebeu o galardão e a estatueta das mãos do presidente da Comissão Nacional Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a (CNIDAH), Santana André Pitra “Petroff”. Manuel da Cruz Neto salientou que o prémio traduz o reconhecim­ento do papel desempenha­do pelo Presidente da República no processo de desminagem de todo o território nacional, além de enaltecer o seu empenho e dedicação, sobretudo pela sensibilid­ade revelada na sua abordagem, facto que deu a entender que se tratava de um processo crucial, intrinseca­mente ligado à reconstruç­ão nacional.

Numa época de plena guerra, disse Manuel da Cruz Neto, o Presidente da República baixou orientaçõe­s para que as autoridade­s angolanas assinassem, em 1997, o Tratado de Ottawa, que incentiva todos os países a se livrarem de minas nos seus arsenais militares. Manuel da Cruz Neto disse que a reconstruç­ão e o desenvolvi­mento económico não seriam possíveis num país com milhões de minas implantada­s, tornando Angola num dos países mais minados do mundo. Impedir que houvesse mais vítimas mortais ou deficiente­s físicos por causas de minas foi uma das preocupaçõ­es que levaram à criação da Comissão Nacional Intersecto­rial de Desminagem e Assistênci­a Humanitári­a (CNIDAH).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola