Jornal de Angola

Novo livro de Lopito Feijóo no Grémio Literário de Lisboa

Euclides da Lomba actua amanhã pela primeira vez no Palácio de Ferro

-

A Banda Maravilha é o terceiro conjunto homenagead­o neste mês na III Trienal de Luanda, com um concerto a realizar-se hoje, pelas 21 horas, no palco Ngola, no Palácio de Ferro, que tem como protagonis­tas Moreira Filho (voz e viola baixo), Marito Furtado (bateria), Miqueias Ramiro (teclado), Isaú Baptista (viola solo), FA (percussão) e Djanira Mercedes (coro).

Os temas que constituem o reportório da banda, entre os quais Banda Maravilha, Nguxi, Zungueira, Voume Embora, Sessa Mulemba, Manazinha e Lelu Kiya, segurament­e vão ser interpreta­dos com o brio que caracteriz­a o conjunto. A primeira aparição na Trienal de Luanda, como banda, aconteceu a 25 de Agosto de 2016 no Festival Zwá. Depois disso, tem acompanhad­o os artistas Jorge Rosa, Voto Gonçalves, Calabeto, Carlos Baptista e Mito Gaspar.

A Banda Maravilha surgiu em 1993, com Carlitos Vieira Dias, Moreira Filho, Marito Furtado, Rufino e Joãozinho Morgado. Depois de actuações em várias casas nocturnas, tornam-se a banda do programa Gentes & Tons da Televisão Pública de Angola (TPA), apresentad­o por André Mingas.

Depois de 24 anos de existência, a Banda Maravilha continua a actuar às segundas-feiras em vários espaços da cidade de Luanda. O grupo gravou quatro álbuns, nomeadamen­te “Angola Maravilha” (1997), “Semba Luanda” (2001), “Zungueira” (2005) e “As Nossas Palmas” (2010).

Entre as distinções, destacamse o Prémio Nacional de Cultura e Artes de 2006, na categoria de música, melhor banda musical do ano e Top Rádio Luanda (2002) e no mesmo ano o reconhecim­ento no Top dos Mais Queridos, com a maior venda discográfi­ca do ano, prémio instituído pela Rádio Nacional de Angola (RNA).

As primeiras duas homenagens do mês foram dirigidas aos Jovens do Prenda e Os Kiezos, e a última referente a Junho, à Banda Movimento.

Estreia de Euclides da Lomba

O cantor e compositor Euclides da Lomba apresenta-se amanhã, às 20 horas, no palco Ngola, no Palácio de Ferro, num concerto que marca a sua estreia na III Trienal de Luanda, uma iniciativa da Fundação Sindika Dokolo.

Neste concerto, o músico de Cabinda tem o apoio dos artistas Moreira Filho (voz e viola baixo), Marito Furtado (bateria), Miqueias Ramiro (teclado), Isaú Baptista (viola solo), FA (percussão), Lazaro Gutierres (trombone), Raidel Ortiz (trompete), Djanira Mercedes e Betty Tavira (coros). Temas como Recado num Semba, Livre Serás, Casos de Amor e Ternura, Angústia Fatal e Tchucha, bem como canções do seu mais recente disco, O País Que Venero, com destaque para 1947, uma dedicatóri­a à mãe, integram o alinhament­o do espectácul­o.

Euclides da Lomba editou os álbuns Livre Serás, Desejo Malandro, Recado num Semba, Três Sucessos em Um. Em Fevereiro deste ano, lançou mais um disco, intitulado O País que Venero, com os temas 1947, Amor de uma Gandaia, Como Agente se Amou, Conversand­o com Deus, Doce Liberdade, Me Quedes com Ganas, Mys Dias, Nha Sonho, Tua Chance e Tudo Que Passou. Euclides Barros da Lomba nasceu a 18 de Fevereiro de 1966 na província de Cabinda, e começou a sua carreira musical como trovador em 1984, em Cuba, país onde fez a sua formação académica em música. Cresceu num ambiente artístico e num ambiente cultural onde coexistiam os hábitos angolanos, congoleses e cabo-verdianos.

Dentre as várias distinções e prémios, o destaque vai para o Top dos Mais Queridos de 2002. Euclides da Lomba concilia a carreira artística com o ensino universitá­rio. É Secretário Provincial da Cultura de Cabinda e já exerceu o cargo de Adido Cultural da Embaixada de Angola na Itália.

 ??  ??
 ?? DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Guitarista baixo Moreira Filho é uma figura incontorná­vel da Banda Maravilha que esta noite recebe uma distinção da Fundação Sindika Dokolo
DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Guitarista baixo Moreira Filho é uma figura incontorná­vel da Banda Maravilha que esta noite recebe uma distinção da Fundação Sindika Dokolo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola