Jornal de Angola

CIDADE DE NDALATANDO

Primeiro Concerto Regional de Música e Dança Tradiciona­is

- MARCELO MANUEL |

Um total de dez grupos tradiciona­is do Cuanza Norte, Malanje e Uíge, participam hoje e amanhã, na cidade de Ndalatando, no primeiro Concerto Regional de Música e Dança Tradiciona­is, que vai permitir a eleição do melhor grupo de marimbeiro­s das três províncias.

O Concerto Regional de Música e Dança Folclórica, uma iniciativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Imogestin e a cervejeira EKA, conta com o apoio dos governos das províncias concorrent­es e tem como objectivo contribuir para o resgate, preservaçã­o e divulgação dos valores culturais das comunidade­s rurais do país, recolocand­o a música tradiciona­l angolana na agenda cultural.

O director da Cultura no Cuanza Norte, David Buba, disse a província vai estar representa­da pelos grupos de marimbeiro­s do Luínga e Cambambe, assim como do Viluzia e Kaboquele do Katari que participam como animadores culturais.

O responsáve­l avançou que Malanje vai estar presente com os conjuntos de Calandula e o tradiciona­l de marimbeiro­s das terras da palanca negra, enquanto a província do Uíge está representa­da pelos grupos Zombo Canda, Ngola Uíge e o tradiciona­l do Uíge.

David Buba acredita que a realização da iniciativa em Ndalatando vai galvanizar o resgate dos valores e traços culturais tradiciona­is, alguns dos quais em declínio, quer na vertente da dança quer da música folclórica.

O director provincial da Cultura no Cuanza Norte, que não avançou o montante para o grupo vencedor, garantiu que os concorrent­es vão receber um subsídio de participaç­ão que ronda os 150 mil kwanzas. Avançou que a direcção que dirige já potenciou os grupos locais com as vestes e outros meios necessário­s para a sua participaç­ão condigna, como província anfitriã. O responsáve­l considerou a província do Cuanza Norte multidisci­plinar no que toca à diversific­ação cultural, principalm­ente na dança e na música, pelo facto de existirem vários estilos de danças típicos dos municípios de Cambambe, Cazengo, Lucala, Ambaca, Golungo-Alto, Ngonguembo e Samba-Caju, pertencent­es à etnia quimbundo.

“Em Quiculungo, Banga e Bolongongo, municípios de etnia dihungo, tocam e dançam essencialm­ente o caboquele e xamba”, disse David Buba.

 ?? NILO MATEUS|NDALATANDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Iniciativa do Ministério da Cultura vai permitir a eleição do melhor grupo de marimbeiro­s
NILO MATEUS|NDALATANDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Iniciativa do Ministério da Cultura vai permitir a eleição do melhor grupo de marimbeiro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola