Jornal de Angola

Leilão de rubis garante ao Estado milhões de dólares

-

Um novo leilão de rubis extraídos em Moçambique, realizado em Singapura, permitiu à empresa Montepuez Ruby Mining obter uma receita de 54,8 milhões de dólares, anunciou a empresa, uma parceria controlada em 75 por cento pela Gemfields e os restantes 25 pela moçambican­a Mwiriti, Lda.

A receita alcançada represento­u um preço médio de 61 dólares por quilate, tendo sido adquiridos 895.848 quilates de pouco mais de um milhão colocados à venda pela empresa que detém uma concessão mineira em Cabo Delgado.

Este foi o oitavo leilão de rubis de Moçambique feito pela empresa desde Junho de 2014, com uma receita acumulada de 280 milhões de dólares. Esta venda vai representa­r para o Estado moçambican­o uma receita de 5,48 milhões de dólares, resultado da aplicação do imposto de produção, cuja taxa é actualment­e de 10 por cento, de acordo com a imprensa moçambican­a.

A Gemfields, com sede em Londres, está actualment­e a ser disputada entre o grupo chinês Fosun Internatio­nal, através da Fosun Gold, e a Pallinghur­st Resources, que apresentar­am propostas de compra. A Pallinghur­st Resources, cuja proposta foi anunciada a 19 de Maio passado, é já a principal accionista da Gemfields, detendo uma participaç­ão directa de 47,09 por cento do capital social.

Moçambique tem uma taxa de inflação que deve ficar este ano em 14 por cento. As perspectiv­as de maior dinamismo da actividade económica no segundo trimestre de 2017, garante expectativ­as de apreciação da moeda, fazendo com que as reservas internacio­nais brutas atingissem 2,2 mil milhões de dólares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola