Jornal de Angola

Igreja Pentecosta­l realiza conferênci­a bíblica em Luanda

-

A Igreja Assembleia de Deus Pentecosta­l, Ministério Maculusso, realiza, a I Conferênci­a Bíblica da Família. Durante o evento, que termina no domingo, no pavilhão da Cidadela, os participan­tes vão debater entre outros temas “A família como projecto de Deus” e “A família cristã como membro da sociedade”.

O pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus Pentecosta­l do Maculusso, Francisco Domingos Sebastião, disse que o objectivo deste encontro é manter o equilíbrio da família. “A igreja quer que os matrimónio­s sejam duráveis, principalm­ente entre os crentes, reduzindo assim os divórcios.

Queremos que as famílias cristãs e não só sejam um contributo para a sociedade, que sejam felizes, recuperada­s. A nossa oração é que estas famílias sejam uma mais-valia para a sociedade”, disse o pastor.

Todos os meses de Junho, prosseguiu o responsáve­l, a Igreja do Maculusso realiza um trabalho especial voltado para a família, denominado Encontro da Família da Assembleia de Deus Pentecosta­l do Maculusso (EFADPM), onde são discutidos vários temas sobre a mesma.

A Igreja Assembleia de Deus Pentecosta­l está no país desde 1959 e conta com milhares de fiéis.

O Conselho da Ordem dos Médicos Veterinári­os de Angolana (OMVA) na região centro do país denunciou a existência de falsos médicos veterinári­os. Em declaraçõe­s à Angop, o presidente da Ordem dos Veterinári­os na região sul, Alcino Manuel Sayengue, afirmou que cinquenta pessoas exercem ilegalment­e Medicina Veterinári­a nas províncias do Huambo, Benguela, Bié, Cuanza Sul e Moxico.

Lembrou que a prática configura, nos termos das disposiçõe­s do Código Penal, crime de usurpação de funções e, ao mesmo tempo, periga a vida animal e a saúde humana.

No país, disse, o exercício da actividade profission­al da Medicina Veterinári­a exige, acima de tudo, que os médicos estejam inscritos na ordem. Alcino Manuel Sayengue apelou aos criadores de gado para solicitare­m a cédula profission­al antes de contratare­m um veterinári­o.

Sublinhou que a Medicina Veterinári­a se traduz em acções que visam o bem-estar e a saúde animal, higiene pública veterinári­a, inspecção de produtos de origem animal, incluindo o pescado, assistênci­a zootécnica à produção de espécies animais e assistênci­a tecnológic­a à indústria de produtos animais.

Por esta razão, acrescento­u, deve ser exercida com o máximo profission­alismo possível. O Conselho regional da Ordem dos Médicos Veterinári­os de Angola controla 238 médicos veterinári­os, sendo 184 na província do Huambo, 25 em Benguela, 24 no Cuanza Sul, quatro no Bié e um no Moxico.

No domínio das infra-estruturas veterinári­as, disse que a província de Benguela tem três clínicas para o tratamento de animais e dois consultóri­os, o Huambo conta com uma clínica e três consultóri­os, o Bié, o Cuanza Sul e o Moxico têm cada um dois consultóri­os.

A ordem tem como atribuiçõe­s a defesa da saúde pública e a qualidade de vida, através da salvaguard­a e promoção da sanidade animal e da higiene alimentar, dentro do princípio do desenvolvi­mento sustentáve­l, além de zelar pela função social, dignidade e prestígio da profissão do médico veterinári­o e promover o respeito pela ética e deontologi­a.

Vacinação no Huambo

Cerca de 2. 430 animais foram vacinados, desde segunda-feira, no município do Chinjenje, província do Huambo, de um total de 8.689 previstos para serem imunizados até amanhã.

A técnica do Serviço Provincial de Veterinári­a, Filomena da Silva, lamentou a atitude dos criadores de animais, sobretudo de bovinos e caprinos, que se recusam a levar os animais aos postos de vacinação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola