Jornal de Angola

Sul-africana faz elogios a projectos habitacion­ais

-

As várias centralida­des urbanas criadas em Angola ao longo dos 15 anos de paz mereceram o elogio de Mamiki Qabathe, presidente da assembleia legislativ­a da cidade sul-africana de Free State.

Depois de visitar o aterro sanitário dos Mulenvos, o Projecto Agrícola da Quiminha, a Centralida­de do Zango 8000, a Casa da Juventude e o Centro Comunitári­o do Zango, a responsáve­l sulafrican­a afirmou que pôde constatar que em Angola “não se constroem simplesmen­te casas” e que as novas centralida­des “incluem todas as instituiçõ­es necessária­s para a existência de uma sociedade sadia”.

Ela foi ainda mais específica: “estou feliz por saber que em Angola não se constroem simplesmen­te casas, mas faz-se aquilo que chamamos a constituiç­ão do objecto social que inclui todos os órgãos necessário­s para a existência de uma sociedade sadia, como escolas, hospitais, esquadras de polícia, centros infantis e mercados”.

Quanto ao Projecto Integrado de Desenvolvi­mento Agrícola e Regional da Quiminha, ela afirmou que ficou impression­ada pela existência da parceira público-privada com cooperativ­as, onde cada agricultor tem um hectare atribuído e ainda tem formação técnica e de empreended­orismo.

Segundo a presidente da Assembleia Legislativ­a de Free State, o pólo da Quiminha é um dos melhores projectos integrados que já viu porque ajuda os agricultor­es a terem acesso ao sector privado e garante que não haja desperdíci­os.

Fazendo referência ao aterro sanitário, afirmou que o interessan­te no local é a utilização do biogás para a transforma­ção em energia, sendo exactament­e este o conceito ideal para se proteger o ambiente.

Mamiki Qabathe chefia uma delegação de empresário­s da província de Free State.

 ?? BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Centralida­des urbanas são investimen­tos da era da paz
BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Centralida­des urbanas são investimen­tos da era da paz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola