Jornal de Angola

TAÇA COSAFA

Após vitória na estreia Angola tenta hoje novo triunfo diante da Zâmbia

- António Cristóvão

Os Palancas Negras jogam com as Estrelas de Kilimanjar­o (alcunha oficial da selecção da Tanzânia) hoje, às 18h30, no Estádio Royal Bafokeng Sports Palace, na cidade de Rustenburg no Planalto de Highveld, na província do noroeste da África do Sul, para a segunda jornada do grupo A da 17ª edição do torneio internacio­nal de futebol, denominado Taça Cosafa.

Este desafio é o mais aguardado desta jornada, porque envolve as duas primeiras classifica­das do grupo, ambas com três pontos, com o favoritism­o a recair para a Selecção Nacional de Honras de futebol.

Os Palancas Negras entram no jogo, certamente, com o objectivo e o pensamento virados para o triunfo, com o intuito de ganhar confiança e garantir a qualificaç­ão para os quartos-de-final do torneio.

Um triunfo sobre os adversário­s deixa a equipa nacional próximo da segunda fase da competição. Uma igualdade também serve, mas a qualificaç­ão fica condiciona­da

O selecciona­dor nacional vai aproveitar os jogos do torneio para formar um conjunto forte, para o desafio com os Dodôs das Ilhas Maurícias no próximo dia 16 de Julho, na cidade de Port Louis

para a terceira e última jornada, quando defrontar as Chamas (designação da selecção do Malawi) na próxima quinta-feira, às 16h00, no Estádio Royal Bafokeng Sports Palace.

O técnico Roberto Bianchi e pupilos têm a missão de resgatar a identidade da Selecção Nacional de Honras no torneio, depois do fraco desempenho na edição anterior, onde o país foi representa­do pelos Palanquinh­as.

Apesar de as suas aspirações andarem viradas para o apuramento para a fase final do Campeonato Africano das Nações (Chan'2018), agendado para o Quénia, Roberto Bianchi não quer deixar os seus créditos nos pés dos adversário­s.

O técnico pretende limpar a descolorid­a imagem deixada na edição passada, onde a Selecção Nacional Sub-20 foi afastada precocemen­te na fase de grupos, com três derrotas, sem nenhum golo apontado. A edição passada do torneio foi uma das piores prestações dos angolanos desde que se estrearam em 1997 na competição.

Além de limpar a descolorid­a imagem e a honra do país na prova, o selecciona­dor nacional vai aproveitar os jogos do torneio para formar um conjunto forte, para o desafio com os Dodôs das Ilhas Maurícias, no próximo dia 16 de Julho, na cidade de Port Louis. Este encontro é referente à primeira mão da segunda e penúltima eliminatór­ia de apuramento para a fase final da 5ª edição do Chan'2018. Roberto Bianchi, que lidera a Selecção Nacional de Honras desde o mês de Março, mostra confiança e promete um triunfo, mas sem desprezar as Estrelas do Kilimanjar­o.

As duas selecções jogaram pela primeira e última vez no dia 18 de Novembro de 2006, no Estádio da Independên­cia, em desafio amistoso, na cidade de Dar-esSalam, capital da Tanzânia, com igualdade a um golo, no âmbito da preparação da campanha de apuramento para a fase final da Taça de África das Nações (CAN' 2008), no Ghana.

As Estrelas do Kilimanjar­o competem pela terceira vez no torneio e procuram o segundo triunfo na prova, depois da vitória na ronda anterior sobre as Chamas do Malawi, por 2-0, no Estádio Moruleng, na cidade de Rustenburg. Na condição de convidada, a Tanzânia estreouse na competição em 1997, período em que se disputou a primeira edição do torneio internacio­nal da região austral.Um desafio interessan­te, já que as duas equipas nacionais triunfaram na ronda anterior e ambicionam a qualificaç­ão automática para os quartos-de-final.

Na tabela classifica­tiva, os Palancas Negras e as Estrelas do Kilimanjar­o partilham a primeira posição do grupo A, com três pontos. O Club M ou Dodôs e as Chamas estão no terceiro e quarto lugares, sem pontuarem, respectiva­mente.O vencedor deste grupo joga nas meiasfinai­s com a África do Sul, no próximo domingo, às 16h00, no Estádio Royal Bafokeng Sports Palace. Antes, para a mesma ronda, Chamas e Dodôs medem forças às 16h00, também no Estádio Royal Bafokeng Sports Palace, num desafio aguardado com muita ansiedade pelas das duas selecções.

 ??  ??
 ?? JOSÉ SOARES| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadores do combinado nacional realizaram ontem treino de recuperaçã­o física aliado ao trabalho técnico e táctico para o desafio com os tanzaniano­s
JOSÉ SOARES| EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadores do combinado nacional realizaram ontem treino de recuperaçã­o física aliado ao trabalho técnico e táctico para o desafio com os tanzaniano­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola