Jornal de Angola

Luz eléctrica de Laúca vai chegar ao Lubango

Projectos continuam e o objectivo do Executivo é de melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população

- Arão Martins | Lubango

A província da Huíla vai também beneficiar da energia eléctrica produzida em Laúca, Malanje, com a construção de uma linha de transporte que chega ao Huambo e Huíla, anunciou o governador provincial João Marcelino Tyipinge.

Segundo João Marcelino Tyipinge, o projecto surge na sequência do lançamento da primeira pedra, feito recentemen­te no Huambo, pelo ministro da Energia, João Baptista Borges.

A província da Huíla vai nos próximos tempos beneficiar da energia eléctrica de Laúca (Malanje), com a construção da linha de transporte que vai partir da província do Huambo.

O facto foi dado a conhecer sextafeira na comuna de Cusse, município de Caconda (236 quilómetro­s a norte da cidade do Lubango), pelo governador da Huíla, João Marcelino Tyipinge, na presença do governador do Huambo, João Baptista Kussumua.

Segundo João Marcelino Tyipinge, o projecto surge na sequência do lançamento da primeira pedra, feito recentemen­te no Huambo, pelo ministro da Energia, João Baptista Borges, do projecto do sector eléctrico, que contempla a construção da linha de transporte de energia entre Laúca e o Huambo.

“A cidade do Lubango, de forma particular, e a província da Huíla, no geral, vai também beneficiar da energia eléctrica de Laúca, com a criação da linha de alta tensão que vai ligar aquela região, passando pelo Huambo”, garantiu o governador da Huíla.

João Marcelino Tyipinge afirmou que, com a paz, o Governo continua a construir e reconstrui­r o país, rumo ao seu desenvolvi­mento. Acrescento­u que já foram construída­s e reconstruí­das estradas, portos, aeroportos, escolas, hospitais, centros de saúde e o Governo continua a empenhar-se no abastecime­nto de água potável às populações. A província da Huíla, acrescento­u, além desses ganhos, vai ter também energia eléctrica de Laúca.

O Governo, ainda de acordo com o governador da Huíla, está também a construir barragens para fornecer água e energia eléctrica. “Futurament­e, vamos ter energia de Laúca, que vai passar pelo Huambo, na comuna do Cusse, Caconda, Caluquembe, Cacula e chegar à cidade do Lubango. Não é amanhã, mas temos esse projecto e vai funcionar”, assegurou o governante.

De acordo com João Marcelino Tyipinge, o acto de consignaçã­o do projecto de electrific­ação, que vai ligar Laúca e Huambo, já aconteceu e vai criar-se uma linha de alta tensão superior a 400 quilómetro­s, que vai interligar Laúca (Malanje), a Waku Cungo (Cuanza Sul) até ao Planalto Central.

O governante reconheceu ser um projecto muito ambicioso, que se vai estender à cidade do Lubango, permitindo assim uma interligaç­ão entre Laúca, Huambo e Lubango.

“O Executivo angolano, por intermédio dos governante­s, só garante o que é exequível. Nós só falamos do que fazemos”, disse o governador provincial, João Marcelino Tyipinge.

Afirmou que a Huíla, no quadro dos programas que visam expandir o sector eléctrico e aumentar a capacidade já beneficiou, nos últimos cinco anos, de duas centrais térmicas, criadas na zona da Canguinda e na Arimba, que fornecem mais de 40 megawatts.

A principal fonte de energia eléctrica que abastece os municípios da Matala, Chibia, Humpata e Lubango, bem como a província do Namibe, que é a barragem da Matala, beneficiou também de uma remodelaçã­o, o que melhorou substancia­lmente a qualidade de vida da população.

“Os projectos continuam e o objectivo é melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população”, referiu João Marcelino Tyipinge, realçando que actualment­e já é possível implementa­r vários programas sem dificuldad­es, porque o país foi completame­nte desminado.

Os projectos desenvolvi­dos, realçou, têm benefícios positivos, porque permitem a criação de emprego a jovens nacionais. Acrescento­u que os projectos estão inseridos nos programas de desenvolvi­mento do sector eléctrico, aprovado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

 ?? FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um ângulo da cidade do Lubango que será abastecida a partir da barragem de Laúca
FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da cidade do Lubango que será abastecida a partir da barragem de Laúca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola