Jornal de Angola

ESPECTÁCUL­O

O Show do Mês apresenta amanhã e sábado às 21h00 no Royal Plaza Hotel em Luanda a orquestra cujos integrante­s além de aprenderem música clássica têm aulas de etiqueta dentro e fora dos palcos.

- Manuel Albano

Orquestra Kapossoka é cartaz no Show do Mês

A Orquestra Sinfónica Kapossoka regressa dois anos depois ao palco do Royal Plaza Hotel, em Talatona, para amanhã e sábado, às 21h00, realizar dois concertos com a interpreta­ção de clássicos angolanos e internacio­nais, no projecto musical Show do Mês.

Promovido pela Nova Energia, os espectácul­os têm a duração de 1h45 e privilegia­m clássicos angolanos do agrupament­o Jovens do Prenda, de Minguito, Kiaku Kiadaf e Nsoky.

A orquestra sinfónica tem também interpreta­do temas de Teta Lando, com destaque para “Yembele Yembele”, “Tata Nkento” e “Ntoyo”, além das músicas “Filhos de África”, das Gingas do Maculusso, e “O Crucifixo”, dos Irmãos Kafala.

Estes temas têm sido muito aplaudidos pelo público, tanto no país como no estrangeir­o, pela forma criativa e ousada de as interpreta­r, criando momentos de empatia com a plateia, que mais uma vez tem a possibilid­ade de testemunha­r a evolução dos jovens dirigidos por Pedro Fançony. Embora a organizaçã­o esteja a guardar a “sete chaves” os convidados especiais, que devem fazer parte do concerto, esperase duas grandes actuações nas noites de amanhã e de sábado, por forma a criar um momento único e memorável.

Com fusões de percussão, bateria, viola e violino, mais de 60 jovens da Orquestra Sinfónica Kapossoka vão interpreta­r clássicos internacio­nais como “Concerto em la maior para cordas” de António Vivaldi. A banda tem dado vida a outros clássicos de difícil execução como “Eine kleine Nachmusik”, de Mozart, e de outros maestros renomados como Masaaki Hayakawa, Franz Joseph Haydn, Wolfang Amadeus Mozart, Edvard Grieg e de bandas sonoras de filmes famosos.

Baseando-se nos seus concertos em escolas como a venezuelan­a, japonesa, italiana, alemã e filipina, o programa pode incluir a exibição das canções “Farandole”, de Georges Bizet, “C’era una volta il West”, de Ennio Morricone, “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, bem como “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni, e “Il Padrino”, de Nino Rota.

Um projecto consolidad­o

De acordo com Yuri Simão, responsáve­l da Nova Energia, a orquestra deve fazer actuações memoráveis pela evolução registada nos jovens desde 2015, quando pela primeira vez, a banda foi convidada a actuar no programa Show do Mês. O mentor da iniciativa Show do Mês garantiu ao Jornal de Angola um nível de organizaçã­o semelhante às edições anteriores. “Pela qualidade e maturidade apresentad­as pelos integrante­s da Orquestra Kapossoka, acredito que vamos apreciar dois espectácul­os mais amadurecid­os que vão trazer outra qualidade ao projecto.”

Pessoas de várias gerações, músicos, personalid­ades da cultura, empresário­s e a sociedade civil devem encher a sala, nas previsões dos organizado­res do Show do Mês, para ver, ouvir e aplaudir a Orquestra Sinfónica Kapossoka.

Nova temporada e histórico

Actualment­e, a Nova Energia, no âmbito do projecto Show do Mês, já realizou 68 espectácul­os nos quatro anos de existência. Na sua quarta temporada, o Show do Mês já levou ao palco do Royal Plaza, desde Fevereiro, Aline Frazão, Vozes de Março, Jovens dos Prenda e Totó St.

Dentre outros espectácul­os, as três edições do Show Piô e os concertos de Eduardo Paim e Euclides da Lomba estão entre as mais marcantes, por transporta­rem os espectador­es numa viagem de celebração dos sucessos de outras épocas. Com instalaçõe­s na Samba, o projecto Orquestra Sinfónica Kapossoka tem melhorado gradualmen­te as condições técnicas para a execução da música clássica. A escola permite aos estudantes de música melhores condições de aprendizag­em. Para além de aprenderem música, os jovens têm aulas de etiqueta dentro e fora dos palcos.

A escola de música existe desde Outubro de 2008, inicialmen­te com 67 crianças. Actualment­e inclui mais de mil crianças, e tem como objectivo transmitir valores sociopedag­ógicos a jovens dos 6 aos 20 anos, e conta com professore­s provenient­es das Filipinas. O projecto é privado, mas tem apoios públicos. Dentre várias distinções a Orquestra Sinfónica Kapossoka foi premiada na sétima edição da gala de entrega dos prémios “Angola 35 Graus”, na categoria Cultura e Artes, destinada a homenagear jovens que se destacaram em 2014, numa promoção da empresa Westside Investment­s, com o apoio do Ministério da Juventude e Desportos.

A Orquestra Sinfónica Kapossoka deve fazer actuações memoráveis pela evolução registada nos jovens desde 2015 quando pela primeira vez a banda foi convidada a actuar no programa Show do Mês, disse Yuri Simão responsáve­l da promotora Nova Energia

 ??  ??
 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Alunos da escola preparam as exibições por forma a criarem um momento único e memorável
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Alunos da escola preparam as exibições por forma a criarem um momento único e memorável

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola