Jornal de Angola

CNE prepara convites para observador­es

- Josina de Carvalho

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) anunciou ontem, em Luanda, que está a preparar os convites para serem endereçado­s a 3.000 observador­es eleitorais, entre nacionais e estrangeir­os. POLÍTICA • 4

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), André da Silva Neto, revelou ontem, em Luanda, que está prevista, até ao momento, a participaç­ão 3.000 observador­es eleitorais, nacionais e internacio­nais, nas eleições de 23 de Agosto.

André da Silva Neto, que falava no final do encontro com responsáve­is do Ministério do Interior nas instalaçõe­s da CNE, disse que o plenário vai reunir ainda esta semana para formular os convites às entidades individuai­s e colectivas que vão fazer a observação eleitoral.

A CNE e responsáve­is do Ministério do Interior trataram ainda de questões que se prendem com a presença dos observador­es internacio­nais que vão precisar de facilidade­s para a obtenção dos vistos de entrada, assim como de protecção para a sua integridad­e física.

Para o presidente da CNE, o encontro foi frutífero por ter permitido igualmente a troca de impressões sobre outras questões ligadas ao processo eleitoral, como mapeamento das assembleia­s e mesas de voto e a distribuiç­ão dos meios logísticos e técnicos para os diferentes pontos do país.

O ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, afirmou que todos os efectivos do sector estão mobilizado­s para garantir a segurança pública durante as eleições de 23 de Agosto.

Ângelo da Veiga Tavares disse que, a partir do dia 15 de Julho até ao dia 15 de Setembro, os efectivos estão proibidos de gozar férias, para que todos trabalhem no sentido de o processo decorrer de forma adequada.

Relativame­nte ao encontro, o ministro disse que serviu para manifestar a disponibil­idade das forças e serviços de segurança pública em assegurar a ordem durante o processo eleitoral, bem como convidar a CNE a participar no encontro com os partidos políticos e coligações de partidos que o Ministério do Interior vai realizar nos próximos dias para abordar questões de segurança.

 ??  ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da CNE falou sobre a observação eleitoral
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente da CNE falou sobre a observação eleitoral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola