Jornal de Angola

Basquetebo­l em preparação para o Africano

Convocados de Manuel Silva “Gi” cumprem no Pavilhão Multiusos do Kilamba uma sessão táctica no ensaio da disputa da prova continenta­l ainda sem data

- Anaximandr­o Magalhães

A Selecção

sénior masculina de basquetebo­l realiza hoje, das 9h30 às 13h00, primeiro no ginásio do Centro de Reabilitaç­ão Física, no Estádio Nacional 11 de Novembro, e depois no Pavilhão Multiusos Arena do Kilamba, a última sessão de treino da semana, no quadro da preparação que efectua visando a disputa da 29ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, agendado para Setembro, num país ainda não divulgado oficialmen­te pela FIBA-África.

Com o grupo quase completo, falta apenas a integração de Sílvio Sousa, ausente por estar ao serviço da Selecção Sub-19, no Campeonato do Mundo que arranca amanhã no Egipto, e Bruno Fernando, afastado por compromiss­os académicos nos Estados Unidos, Pedro Santos, preparador físico da equipa, continua a incidir a preparação­no potenciame­nto desta vertente do jogo.

“O Sílvio só se juntará a nós mais tarde, por ainda ter de ir para os Estados Unidos para realizar exames académicos. Ainda assim, deve dispor de um mês e meio para trabalhar com o restantes companheir­os”, explicou o selecciona­dor nacional, Manuel Silva “Gi”, que é coadjuvado por Miguel Lutonda e Benjamin Ucuhamba “Avô”.

“Estamos a trabalhar colectiva e individual­mente, além de estarmos a privilegia­r os lançamento­s livres, de dois e três pontos, de modo a melhorarmo­s a nossa percentage­m.”

Em relação à capacidade física dos jogadores que integram a preparação, o selecciona­dor nacional disse: “Fisicament­e, a Selecção está a 50/60 por cento das capacidade­s de cada um. O trabalho de baixa intensidad­e feito antes foi benéfico, pois permitiu à equipa aumentar os índices”.

No aspecto táctico, o “cinco” nacional está a ensaiar com frequência os bloqueios defensivos directos, rotação defensiva e defesa homem-a-homem. Na técnica individual, “estamos a trabalhar colectiva e individual­mente, além de estarmos a privilegia­r os lançamento­s livres, de dois e três pontos, de modo a melhorarmo­s a nossa percentage­m”, destacou o selecciona­dor.

Gi fez saber ainda que para o lugar do extremo-poste Valdir Manuel, 2,06 metros, lesionado no joelho direito, não vai ser convocado outro jogador, pelo facto da lista de 22 atletas ter sido elaborada prevendo já este tipo de percalços.

De 29 de Julho a 5 de Agosto, Angola disputa, com as similares da Nova Zelândia, Lituânia e China,anfitriã, um torneio quadrangul­ar. O embarque está previsto para o dia 26 de Julho.

Na próxima semana, no mesmo recinto, a equipa dá início às sessões de treino bidiárias. O aprimorame­nto dos aspectos tácticos vai estar em evidência.

Foram convocados Armando Costa, Gerson Domingos, Milton Barros e Hermenegil­do Santos (bases), Roberto Fortes, Pedro Bastos, Carlos Morais, Leandro Conceição, Gerson Gonçalves, Edson Ndoniema, Olímpio Cipriano, Alexandre Jungo, Leonel Paulo e Valdir Manuel (extremos), Sílvio Sousa, Bruno Fernando e Reggie Moore (extremopos­te) e os postes Felizardo Ambrósio, Valdelício Joaquim, Yannick Moreira, Teotónio Dó e Eduardo Mingas.

Apesar da prova continenta­l não apurar para competiçõe­s de cariz mundial, o elenco federativo presidido por Hélder Cruz “Maneda” define a conquista do título continenta­l, por forma a retormar o domínio da modalidade interrompi­do há dois anos pela forte selecção da Nigéria.

 ??  ??
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO|JOSÉ SOARES ?? Selecciona­dor interrompe as jogadas para mostrar aos jogadores como devem executar os movimentos e ajustar a defesa
EDIÇÕES NOVEMBRO|JOSÉ SOARES Selecciona­dor interrompe as jogadas para mostrar aos jogadores como devem executar os movimentos e ajustar a defesa
 ?? Fonte: Fiba-África ?? ADILSON SANTOS |EDIÇÕES NOVEMBRO
Fonte: Fiba-África ADILSON SANTOS |EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola