Jornal de Angola

Fundação Sindika Dokolo premeia Banda Movimento

A III Trienal de Luanda uma iniciativa da Fundação Sindika Dokolo presta hoje à noite no Palácio de Ferro uma homenagem à Banda Movimento um dos mais prestigiad­os conjuntos nacionais

-

CULTURA 34

A Banda Movimento

encerra hoje à noite, no palco Ngola do Palácio de Ferro, o programa de homenagens dedicado aos conjuntos musicais nacionais, no mês de Junho, pela III Trienal de Luanda, uma iniciativa da Fundação Sindika Dokolo.

Neste concerto, a Banda Movimento, que está em fase de produção do seu terceiro álbum, faz uma incursão pelos temas de maior sucesso dos seus dois discos colocados no mercado “Espontanei­dades” e “Kufikissa”, entre os quais “Pelenguenh­a”, “Ngunlungo” e “Tá estalar”.

No espectácul­o, a banda vai-se apresentar na máxima forma com Massoxi Kim (voz e dikanza), Miguel Correia (percussão), Chico Madne (teclado), Nino Groba (teclado), Teddy Nsingui (viola solo), Romão Teixeira (bateria), Mias Galheta (baixo) e Quintino (guitarra ritmo).

De igual modo, vão fazer parte da actuação Mister Kim (voz e coro), Beth Tavira e Dorgan Nogueira, as duas últimas coristas da banda.

A Banda Movimento foi fundada a 2 de Março de 1999, sob iniciativa do Movimento Espontâneo, com Romão Teixeira (baterista), Quintino (guitarra ritmo), Teddy Nsingui (guitarra solo), Massoxi (percussão), Neto (teclado) e o baixista Domingos Lopes.

Em 2002, passou a integrar um projecto da Rádio Nacional de Angola, altura em que foi incorporad­o o teclista Chico Madne.

Depois dos discos “Espontanei­dades” e Kufikissa”, a Banda Movimento está em fase de produção da sua terceira obra, um tributo a Domingos Alexandre Lopes “Canhoto”, baixista e um dos seus membros fundadores, falecido em Dezembro de 2009. Antes da Banda Movimento, passaram pela Trienal de Luanda os Jovens do Prenda, Os Kiezos e a Banda Maravilha.

“Morena de cá” de Selda

A cantora Selda apresentas­e amanhã, às 20 horas, no palco Ngola do Palácio de Ferro, sede da III Trienal de Luanda, naquela que é a sua segunda passagem pela iniciativa da Fundação Sindika Dokolo.

Selda, dona de uma voz inconfundí­vel que viaja musicalmen­te pela soul music, afro jazz, blues, bossa nova e zouk love, tem garantido para essa actuação o suporte instrument­al dos artistas Carlos dos Santos (guitarras), Pedro Aguillar (guitarra baixo), Chirly Djibiel (teclado) e Dilson Petter (bateria).

“Naquela rua” “Morena de cá”, “Palavras doces”, “Cantar alegria”, “Reviravolt­a” e “Mufete”, as duas últimas versões das originais dos compositor­es Jomo Fortunato e de André Mingas, temas do seu álbum de estreia “Morena de cá” fazem parte do alinhament­o do espectácul­o, bem como alguns temas do próximo trabalho discográfi­co.

De uma trajectóri­a, cuja marca é a actuação com os pés descalços, Selda possuivári­as distinções, entre as quais “Voz Revelação” no Top Rádio Luanda em 2012.

Participou no “Sons do Atlântico”, onde teve a oportunida­de de participar da abertura e teve contacto com a cantora cabo-verdiana Sara Tavares e Jazzing. A nível nacional, foi a cantora escolhida para abrir o projecto “Show do Mês”, em Janeiro de 2013.

Conquistou o music hall nacional em 2012, ano em que lançou a obra discográfi­ca “Morena de cá”. A cantora entrou no mundo da música aos nove anos na província da Huíla. Na referida província, viveu com os pais até os dez anos. A avó, que gostava e cantar fado, o pai, que nos tempos livres exercia a actividade de Dj, e a mãe, fã de músicas de Whitney Houston, Roberta Miranda e Celine Dion, foram as suas influência­s.

Guiselda Tainara Salgueiro Portelinha, ou simplesmen­te Selda, nasceu aos 4 de Julho de 1989 na província do Huambo, passando a sua infância na cidade do Lubango, província da Huíla, e a juventude em Luanda, tendo também uma curta passagem por Lisboa (Portugal).

Depois dos discos “Espontanei­dades” e Kufikissa” a Banda Movimento está em fase de produção da sua terceira obra discográfi­ca um tributo ao guitarrist­a Domingos Alexandre Lopes “Canhoto” baixista e um dos seus membros fundadores falecido em de 2009

 ??  ??
 ?? PAULINO DAMIÃO | | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Integrante­s do conjunto privilegia­m nesta actuação a interpreta­ção dos temas de maior sucessos dos dois álbuns colocados no mercado
PAULINO DAMIÃO | | EDIÇÕES NOVEMBRO Integrante­s do conjunto privilegia­m nesta actuação a interpreta­ção dos temas de maior sucessos dos dois álbuns colocados no mercado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola