Jornal de Angola

Hong Kong recebe Jinping

Região Administra­tiva Especial festeja o 20.º aniversári­o da devolução do território à China pela antiga potência colonizado­ra do Reino Unido

-

O Presidente da China, Xi Jinping, prometeu ontem continuar a trabalhar para que a fórmula “um país, dois sistemas”, que permite a Hong Kong desfrutar de liberdades e direitos que não se estendem por outras partes da China, se mantenha “estável e por um longo tempo”.

“O Governo central vai apoiar, como sempre, o desenvolvi­mento de Hong Kong e a melhoria da vida da população”, afirmou Jinping em declaração à imprensa à chegada ao aeroporto de Hong Kong para uma visita por ocasião das festividad­es do 20.º aniversári­o da devolução do território à China pelo Reino Unido, que se celebra amanhã. O Chefe do Estado chinês afirmou estar “muito feliz” por visitar pela primeira vez a cidade desde que assumiu a presidênci­a em 2013 e disse esperar gerar, durante a estada de três dias, “mais confiança no desenvolvi­mento e na construção de Hong Kong”, onde se deslocou pela última vez há nove anos, pouco antes de Pequim acolher os Jogos Olímpicos de 2008.

Xi Jinping pediu que sejam revistas as experiênci­as dos últimos 20 anos e que as pessoas “olhem para o futuro para garantir que a fórmula ‘um país, dois sistemas’ funcione de maneira estável e por um longo tempo”.

Hong Kong recebe o líder chinês engalanada de vermelho, com numerosas bandeiras chinesas por toda a cidade, e entre fortes medidas de segurança, sobretudo nos arredores do hotel onde a delegação presidenci­al está hospedada e nas proximidad­es do centro de convenções onde vão ser celebrados os eventos oficiais do aniversári­o.

Nessa área da cidade, o distrito de Wanchai, milhares de polícias garantem a segurança de grupos de cidadãos pró-China que realizam actos com cantos e danças para celebrar o aniversári­o do regresso de Hong Kong ao país asiático após 150 anos de ocupação inglesa.

O Presidente chinês realiza a visita num momento conturbado devido ao surgimento de novos grupos pró-democracia e até independen­tistas que acusam as autoridade­s de Pequim de incumprime­nto dos acordos que estabelece­ram a transferên­cia de poderes da soberania da região entre a República Popular da China e o Reino Unido. As autori- dades de Pequim são acusadas de realizar prisões extrajudic­iais de activistas e de provocar a deterioraç­ão da situação económica da região.

Hong Kong foi integrada na República Popular da China em 1997, ao abrigo da fórmula idealizada pelo antigo líder chinês Deng Xiaoping para a reunificaç­ão do país, a qual permite a continuaçã­o por mais 50 anos do “modo de vida” do território, nomeadamen­te as liberdades de expressão, imprensa e de associação.

 ??  ?? Presidente Xi Jinping promete manter o estatuto especial para a ex-colónia britânica
Presidente Xi Jinping promete manter o estatuto especial para a ex-colónia britânica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola