Jornal de Angola

Arábia Saudita e países aliados dão ultimato ao Qatar

-

A Arábia Saudita e os países aliados anunciaram ontem a decisão de prolongar por mais 48 horas o ultimato feito ao Qatar para responder positivame­nte a uma lista de 13 exigências, a pedido do mediador do Kuwait na crise do Golfo.

De acordo com um comunicado publicado pela agência oficial saudita Spa, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egipto aceitaram prolongar o ultimato após o Qatar ter anunciado que devia entregar ontem ao emir do Kuwait a sua resposta às exigências apresentad­as.

Na lista de exigências consta o encerramen­to da televisão “Al Jazeera” e de uma base militar turca, além da limitação das relações com o Irão.

A 5 de Junho, Arábia Saudita, Egipto, Emirados Árabes Unidos e Bahrein cortaram relações diplomátic­as com o Qatar, que acusaram de apoio ao terrorismo, na mais grave crise regional desde a guerra do Golfo de 1991.

Os quatro países exigiram ainda que Doha corte quaisquer contactos com a Irmandade Muçulmana e com outros grupos fundamenta­listas islâmicos como o xiita Hezbollah, a Al-Qaida e o Estado Islâmico.

Trump falou ontem ao telefone com o rei saudita, Salman bin Abdulaziz, com o príncipe Mohammed bin Zayed al-Nahyan de Abu Dhabi e com o emir Sheikh Tamim Bin Hamad Al-Thani do Qatar para “reiterar a importânci­a de acabar com o financiame­nto ao terrorismo e desacredit­ar a ideologia extremista”, disse a Casa Branca.

“O Presidente também sublinhou que a união na região é [de importânci­a] crítica para atingir os objectivos da cimeira de Riad de derrotar o terrorismo e promover a estabilida­de na região.” Um porta-voz do Departamen­to de Estado dissera já domingo que os EUA encorajam a “contenção” de todos os envolvidos em prol de negociaçõe­s diplomátic­as “produtivas”, declarando o seu apoio à mediação do Kuwait.

 ?? HO|KUWAIT EMIRI DIWAN|AFP ?? Representa­ntes do Qatar
HO|KUWAIT EMIRI DIWAN|AFP Representa­ntes do Qatar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola