Jornal de Angola

Bolseiros de Cabo Verde concluíram a formação

-

Doze bolseiros da Polícia cabo-verdiana defenderam ontem, em Luanda, os trabalhos de fim de curso após frequentar­em, durante cinco anos, a licenciatu­ra em Ciências Policiais, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC).

A formação dos efectivos cabo-verdianos em Luanda é resultado da cooperação na formação técnica entre as instituiçõ­es policiais dos dois países. O inspectorg­eral da Polícia Nacional, comissário-chefe Rui Gomes, disse que a corporação cabo-verdiana conta agora com profission­ais de polícia de nível superior, aptos para o desempenho eficiente das missões que a actividade policial exige.

A alta patente da Polícia Nacional, que falou em representa­ção do comandante-geral, afirmou que a Polícia Nacional privilegia a regional e a internacio­nal em vários domínios, sendo neste âmbito que se insere a formação de quadros dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

Rui Gomes manifestou reconhecim­ento à direcção do ISCPC e aos docentes, pelo empenho na transmissã­o de conhecimen­tos científico­s na área das ciências policiais, que permitiu dotar os finalistas de capacidade­s técnico-profission­ais.

O director do ISCPC, comissário Luís Cadeth, disse que a instituiçã­o que dirige tem por missão a formação de oficiais de polícia com conhecimen­tos sólidos para dar resposta ao crime. Salientou que o percurso de formação dos cadetes é assegurado em 5.424 horas lectivas, repartidas em aulas teórico-práticas e realização de estágios, culminando com a apresentaç­ão e defesa dos trabalhos de fim de curso.

“Com a defesa dos trabalhos de fim de curso, os cadetes cumpriram com mais uma etapa final da construção de competênci­as, para que possam actuar como verdadeiro­s profission­ais de polícia, indo ao encontro do nosso lema: investigaç­ão, competênci­a e profission­alismo”, sublinhou.

 ?? RTC.CV ?? Polícias cabo-verdianos receberam diploma de curso
RTC.CV Polícias cabo-verdianos receberam diploma de curso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola