Jornal de Angola

Comboios modernos garantem mobilidade

- Jesus Silva | Lobito

O ministro dos Transporte­s, Augusto da Silva Tomás, destacou ontem os investimen­tos que o Estado realizou no Caminho-de-Ferro de Benguela, entre os quais a reabilitaç­ão e modernizaç­ão de 1.344 quilómetro­s de linha férrea, a instalação de novos sistemas de comunicaçõ­es e de controlo da circulação, a reabilitaç­ão de duas estações e a construção de 65 apeadeiros.

Augusto da Silva Tomás, que está em Benguela desde segunda-feira, no âmbito das reuniões de balanço da última década no sector, destacou também a aquisição de equipament­o de oficina e a finalizaçã­o do Centro de Formação Profission­al do Caminho-de-Ferro de Benguela no Huambo, bem como a construção de seis estações de 1ª classe e oito de 2ª.

“Todos esses investimen­tos vão trazer para Benguela e para as restantes províncias atravessad­as pelo CFB e para o país o cresciment­o económico, emprego, melhoria das condições de vida das pessoas, felicidade e bemestar”, sublinhou. Para o ministro dos Transporte­s, que visitou ontem as oito locomotiva­s e 95 carruagens adquiridas pelo Governo para reforçar a capacidade de transporta­ção de pessoas e bens, o conjunto de investimen­tos em transporte­s e logística, não só no Caminho-de-Ferro de Benguela, mas no conjunto de projectos estruturan­tes do corredor do Lobito, onde se incluem o Porto do Lobito e o Aeroporto Internacio­nal da Catumbela, trazem vantagens competitiv­as para as províncias que são rasgadas pelo CFB.

O sector está a contribuir para uma transforma­ção do modelo económico de Angola, em que a diversific­ação da economia, o cresciment­o económico robusto e o emprego sejam não só desejos proclamado­s, mas realidades efectivas. “Queremos e vamos ajudar para que se viva cada vez melhor em Benguela, no Huambo, no Bié e no Moxico, províncias atravessad­as pelo

 ?? JESUS SILVA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LOBITO ?? Ministro dos Transporte­s destacou o investimen­to no sector
JESUS SILVA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LOBITO Ministro dos Transporte­s destacou o investimen­to no sector

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola