Jornal de Angola

Postos de registo civil nas maternidad­es

- Alexa Sonhi

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos abre, a partir de hoje, postos de registo civil nas maternidad­es da província de Luanda, no âmbito do programa “Nascer com o registo”.

Hoje, são abertos dois postos de registo civil, um na Maternidad­e Lucrécia Paim, localizada no distrito urbano da Maianga, município de Luanda, e outro no Hospital dos Cajueiros, situado no município do Cazenga, devendo o programa ser extensivo, de forma faseada, a outras maternidad­es, unidades de saúde e hospitais com atendiment­o obstétrico.

São, no total, 21 postos de registo civil de que a província de Luanda vai dispor, no âmbito do programa que visa interligar as maternidad­es e outras unidades de saúde às conservató­rias de registo civil por meio de um sistema informatiz­ado que permite a emissão da certidão de registo logo após o nascimento da criança.

Num documento, enviado ontem ao Jornal de Angola, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos informa que o programa tem como objectivo promover o direito ao registo de nascimento e estimular o registo à nascença nas maternidad­es e nas unidades de saúde com atendiment­o obstétrico.

Dotar as unidades de saúde de postos de registo civil, para a recolha da declaração no momento do nascimento de uma criança e evitar as deslocaçõe­s dos cidadãos aos serviços de registo são também vantagens do programa.

O programa “Nascer com o registo” é desenvolvi­do pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos em parceria com os ministério­s da Saúde, da Família e Promoção da Mulher e da Cultura e financiado pela União Europeia. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) concede apoio técnico ao programa.

 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? Criado programa que estimula o registo à nascença no país
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Criado programa que estimula o registo à nascença no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola