Jornal de Angola

EPAL está interessad­a na experiênci­a israelita

Empresa pública confirmou ontem presença em Setembro na Feira Internacio­nal de Tecnologia e Gestão de Águas

-

COOPERAÇÃO HÍDRICA Victorino Joaquim A Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL) vai receber experiênci­a da empresa israelita Hagihon, que utiliza tecnologia moderna na gestão de água, para melhorar o sistema de tratamento e distribuiç­ão do líquido à província de Luanda.

A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administra­ção da empresa pública, quando falava à comunicaçã­o social à margem de um seminário sobre tecnologia de água e controlo ambiental, organizado pela EPAL e pela Embaixada de Israel em Angola.

O seminário foi realizado com o objectivo de promover em Angola a Feira Internacio­nal de Tecnologia e Gestão de Águas, que vai decorrer, de 12 a 14 de Setembro, em Israel, estando a presença angolana garantida.

O gestor da EPAL disse estar a empresa interessad­a em colher a experiênci­a da Hagihon, por Israel ter feito um grande investimen­to no domínio da produção de água potável e na gestão de águas residuais.

A experiênci­a israelita no domínio das tecnologia­s e gestão de águas residuais e na dessaliniz­ação da água salgada têm merecido acesos debates entre a direcção da EPAL e especialis­tas israelitas, disse ontem Leonídio Ceita, que confirmou haver empresas israelitas que já trabalham com a EPAL na materializ­ação de vários projectos.

A pretensão da EPAL está voltada para a necessidad­e de haver uma cooperação mais alargada, por via da qual Angola passaria a receber especialis­tas e académicos para trabalhare­m na futura Academia de Africana de Águas, em construção no município de Viana.

No rol de experiênci­as de Israel, sobressai o processo de reparação de fuga nas tubagens subterrâne­as, sem necessidad­e de escavação, sendo um trabalho que despertou o interesse da direcção da EPAL, por ser “uma técnica muito moderna”, reconheceu Leonídio Ceita.

A EPAL começa a produzir brevemente “um volume de água a dobrar”, disse ontem o presidente do Conselho de Administra­ção, tendo renovado a promessa feita nos últimos meses. A capacidade actual da EPAL, que é de 350 milhões de litros de água por dia, vai aumentar brevemente para cerca de 800. A intenção da empresa pública de distribuiç­ão de água é aumentar, até 2021, a produção para cerca de dois milhões de metros cúbicos de água potável.

O aumento da capacidade de produção é resultante do trabalho de reabilitaç­ão, já executado na totalidade nos centros de distribuiç­ão da Maianga, Marçal, Kifangondo e Cazenga.

Actualment­e, garantiu Leonídio Ceita, todos os centros de distribuiç­ão de água potável estão a funcionar dentro da sua capacidade máxima. Foi ampliada a capacidade dos reservatór­ios, o que não acontecia há mais de 40 anos, sublinhou o gestor da Empresa Pública de Águas de Luanda.

A nova estação de tratamento e distribuiç­ão do Candelabro vai aumentar a sua capacidade de 120 mil metros cúbicos para 210, quando terminarem as obras de reabilitaç­ão e ampliação.

Sobre a estação Luanda Sudoeste, também em reabilitaç­ão, a infra-estrutura vai passar a produzir 259 mil metros cúbicos de água contra os actuais 216, sendo a mesma perspectiv­a para as estações de Calumbo e do Kilamba.

Trajectóri­a de Israel

O embaixador de Israel, Oren Rozenblat, disse à comunicaçã­o social que, durante mais de três mil anos, o seu país teve problemas de falta de água, ultrapassa­dos através do desenvolvi­mento de tecnologia para água.

Israel dispõe de água suficiente para o abastecime­nto regular à população e, por ter tecnologia­s e gestão de água modernas, pode ajudar outros países, entre os quais Angola.

Quando abordava o tema relativo à tecnologia de água e controlo ambiental, Zohar Ynon, director-geral da Hagihon, disse que, para um melhor abastecime­nto de água à população, a empresa utiliza tecnologia­s modernas para a transforma­ção da água do mar e das residuais em água potável, no âmbito de um sistema que conta com o apoio de sensores colocados em reservatór­ios.

Com esse sistema, as moradias das cidades israelitas e os campos agrícolas recebem o fornecimen­to de água ininterrup­tamente, informou Zohar Ynon.

A EPAL está interessad­a em colher a experiênci­a de Israel por ter feito um grande investimen­to no domínio da produção de água e na gestão de águas residuais

 ?? CONTREIRAS PIPA| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O gestor da EPAL quando falava ontem do objectivo do seminário sobre tecnologia­s de água
CONTREIRAS PIPA| EDIÇÕES NOVEMBRO O gestor da EPAL quando falava ontem do objectivo do seminário sobre tecnologia­s de água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola