Jornal de Angola

Detectadas infracções laborais em Malanje

-

A Inspecção Geral do Trabalho detectou, durante o segundo trimestre deste ano, em Malanje, 415 infracções laborais, na sequência de 57 visitas inspectiva­s, o que representa uma diminuição de 123 transgress­ões comparativ­amente ao primeiro trimestre.

A informação foi prestada ontem, naquela cidade, pelo chefe dos Serviços Provinciai­s, Leandro Raimundo Cardoso.

As infracções prendemse, sobretudo, com o não pagamento da segurança social e de seguro de acidente de trabalho e doenças profission­ais, atrasos no pagamento de salários, disparidad­e salarial entre trabalhado­res nacionais e expatriado­s e despedimen­tos arbitrário­s, entre outras questões. Estas ocorrência­s, segundo o responsáve­l, culminaram com a aplicação de 81 multas, 11 das quais já pagas, no valor de 1.572.957 kwanzas revertidos para os cofres do Estado. Em função destas infracções, foram emitidas 334 recomendaç­ões.

Leandro Cardoso disse que, de Abril a Junho deste ano, o IGT registou 49 acidentes de trabalho, sendo 42 leves, cinco graves e dois fatais, a maior parte dos quais ocorreu em empresas do ramo de construção civil.

De acordo com o chefe dos serviços provinciai­s da Inspecção Geral de Trabalho, foram também recebidos 27 pedidos de mediação de conflitos de trabalho, 12 dos quais resolvidos, sendo 10 a favor dos trabalhado­res e dois da entidade empregador­a.

As questões relacionad­as com as formalidad­es para despedimen­tos, atraso de salário, não aplicação do salário mínimo nacional, direito de férias e de remuneraçã­o sobre as horas extras de trabalho foram, de acordo com Leandro Cardoso, as principais razões dos pedidos de medição de conflitos.

No segundo trimestre, a Inspecção Geral do Trabalho realizou um seminário sobre a Lei Geral do Trabalho, dirigido aos trabalhado­res da União Nacional dos Sindicatos de Angola.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um ângulo da bela cidade e capital de Malanje
EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo da bela cidade e capital de Malanje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola