Jornal de Angola

Festival de Teatro abre hoje no Cazenga

- Manuel Albano

A 12.ª edição do Festival Internacio­nal de Teatro do Cazenga (FESTECA) arranca hoje, às 17h30, e termina no próximo dia 16, no palco do Centro de Animação Artística do Cazenga Anim’art, sob o lema “Juventude, Arte e Cidadania, o futuro nas nossas mãos”.

Na cerimónia de abertura, que vai ser presidida por responsáve­is dos ministério­s da Cultura e da Juventude e Desportos, vão ser homenagead­os Victor Nataniel Narciso, enquanto autor de textos dramáticos, e o grupo de teatro Etu Lene.

Também hoje é prestado reconhecim­ento a duas entidades do teatro em Angola, nomeadamen­te a directora do grupo Moral Viva e o grupo de humor Os Tuneza. O grupo de teatro Etu Lene, um dos mais consagrado­s do país, vai abrir o festival com a exibição do espectácul­o “Uije Uijia”.

Com este espectácul­o o Etu Lene já conquistou o Prémio Nacional de Cultura e Artes 2002 e, em 1995, arrebatou o Prémio Revelação de Teatro “Angola - 20 anos”. O objectivo central da obra é desencoraj­ar os cidadãos à prática do feiticismo, para se adquirir riquezas e outras vantagens sociais.

Além de apresentaç­ões de teatro são realizadas actividade­s paralelas, tais como exibições de teatro de rua, seis oficina e intercâmbi­o cultural entre actores nacionais e estrangeir­os participan­tes no festival a serem orientados diariament­e por directores e actores da Alemanha, Itália, Brasil, Camarões, Nigéria, Quénia, Zimbabwe e Angola, país organizado­r.

A formação vai ser direcciona­da para os responsáve­is de grupos de teatro que têm o seu trabalho projectado para as crianças e adolescent­es. De acordo com a directora do festival, Felismina Sebastião, ao Jornal de Angola, vão ser realizadas ainda quatro conferênci­as de teatro e uma reunião da Associação Internacio­nal de Teatro para Crianças e Jovens (ASSITEJ).

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Espectácul­o “Uije Uijia” do Etu Lene na abertura do Festeca
EDIÇÕES NOVEMBRO Espectácul­o “Uije Uijia” do Etu Lene na abertura do Festeca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola