Jornal de Angola

Jogo decisivo na estreia

Caso vença, Angola fica em boas condições para garantir a qualificaç­ão aos oitavos de final do campeonato do mundo

- Belarmino Lukeny

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol defronta a Espanha, a 2 de Dezembro, na cidade alemã de Trier, no seu primeiro jogo do Campeonato do Mundo de 2017, que se realiza de 1 a 17 do último mês do ano corrente.

O resultado do jogo pode ser decisivo para as pretensões das campeãs africanas. Caso vença, Angola fica em boas condições para garantir a qualificaç­ão aos oitavos de final, pois tem ainda pela frente o Paraguai, tido à partida, como adversário mais frágil do grupo preliminar A.

Sem qualquer vitória sobre as espanholas, em provas oficiais, as campeãs africanas não terão tarefa fácil, ante as "guerreiras", agora orientadas por Carlos Viver, técnico que substituiu Jorge Duenas, a 23 de Fevereiro deste ano. Sob orientação do anterior treinador, a selecção de Espanha foi duas vezes vice-campeã europeia e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres'2012.

Com o novo timoneiro, a Espanha empatou com a Ucrânia, a 24 golos, em partida qualificat­iva ao Campeonato do Mundo da Alemanha, disputada a 9 de Junho. Antes, a 17 e 19 de Março, as "guerreiras" disputaram dois amistosos com a Roménia, tendo perdido um (21-24) e vencido outro (21-20).

O primeiro jogo entre Angola e Espanha aconteceu em 1993, nas classifica­tivas do Mundial disputado na Noruega, com vitória das europeias por 21-15. A cidade de Merano, Itália, em 2001, foi palco da partida mais equilibrad­a entre espanholas e angolanas, com triunfo das primeiras por um escasso golo (29-28).

Em 2013, no último confronto entre as duas selecções, na Sérvia, as europeias venceram por expressivo­s 30-21. O Mundial da Alemanha, este ano, regista várias novidades, em ambos planteis. O antigo treinador da Espanha, Jorge Duenas, vai orientar o Brasil. Morten Soubak, que dirigiu as sul americanas na conquista do título mundial, comanda as angolanas. Ambos conjuntos passam por processos de renovação, em paralelo com a mudança de treinador.

O segundo jogo do "sete" nacional acontece a 3 de Dezembro, diante da França, selecção que conquistou a medalha de prata, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016, assinaland­o de forma positiva o regresso do veterano treinador Olivier Krumbholz, ao comando técnico das francesas.

Campeão do Mundo pela França, em 2003, na Croácia, Krumbholz foi igualmente o responsáve­l técnico das gaulesas, em 2007, ano que ficou marcado pela derrota diante Angola, por 27-29. Antes, as campeãs africanas haviam perdido com as francesas, no seu ano de estreia, em Campeonato­s do Mundo, 1990, na Coreia do Sul, por 20-24.

Na terceira jornada do Mundial da Alemanha, a 5 de Dezembro, Angola enfrenta a Eslovénia, selecção que derrotou no Mundial de 2005, em S. Petersburg­o, na Rússia, por 28-27.

Segue-se a Roménia, dois dias depois. É o terceiro jogo entre as selecções, em campeonato­s do Mundo, com uma vitória para cada lado. A Roménia venceu por 2616, na Noruega em 1993, e Angola triunfou por um golo (28-27), em 2001, na competição disputada na Itália.

As comandadas de Morten Soubak terminam a fase preliminar no dia 8, ante o Paraguai, formação que goleou no Mundial da Sérvia, em 2013, por 37-12.

 ?? M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pérolas têm empreitada difícil na fase de grupos do Campeonato do Mundo na Alemanha
M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Pérolas têm empreitada difícil na fase de grupos do Campeonato do Mundo na Alemanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola