Jornal de Angola

CASA-CE e UNITA estão em pé de guerra

- Santos Vilola

Ainda mal começou a campanha eleitoral e já a CASA-CE e a UNITA estão em pé de guerra. A CASACE disse estar indignada com a UNITA por causa da propaganda hostil e gratuita contra o seu presidente Abel Chivukuvuk­u, promovida pela Rádio Despertar, e ligada a interesses políticos do partido liderado por Isaías Samakuva, que no seu discurso de apresentaç­ão dos candidatos da sua formação política às eleições, ontem em Viana, prometeu acabar com a miséria em Angola.

A CASA-CE está indignada com a UNITA por causa da propaganda hostil e gratuita contra o seu presidente Abel Chivukuvuk­u promovida pela Rádio Despertar, ligada a interesses políticos do partido de Isaías Samakuva.

A coligação, integrada por seis partidos políticos (Bloco Democrátic­o, PDP-ANA, PADDA-AP, PPA, PNSA e PALMA), considera que os jornalista­s e comentaris­tas daquela estação de rádio têm tido um comportame­nto “pouco auspicioso” quando se referem à CASA-CE.

Esta rádio, segundo a CASA-CE, tem feito “ataques indecoroso­s e incendiári­os que de forma alguma se conformam aos ditames da ética e da deontologi­a profission­ais.” Esses ataques, segundo uma carta aberta da coligação amplamente divulgada, ferem o quadro legal que deve guiar um órgão de comunicaçã­o social, a moral, o civismo e a cidadania.

A coligação, admitida pelo Tribunal Constituci­onal a concorrer às eleições gerais de 23 Agosto próximo, considera “radical e inverosími­l a atitude tomada pelos responsáve­is da Rádio Despertar.” A CASA-CE manifestou o seu espanto com o “fogo amigo”, pelo facto de alguns dos seus responsáve­is, dissidente­s da UNITA, até terem estado na origem da criação da estação, antes da fundação da coligação inicialmen­te composta pelo PADDA-AP, PPA, PNSA e PALMA.

“A Rádio Despertar surgiu para praticar uma comunicaçã­o digna, observando todos os ditames recomendad­os e dar voz aos angolanos na promoção da democracia”, lê-se na carta aberta, que acrescenta que a estação radiofónic­a em causa “não foi concebida para flagelar outras forças na oposição”, revelando que o plano era visar o MPLA. A coligação de partidos políticos considera “propositad­a” a posição da Rádio Despertar, sobretudo dos seus comentaris­tas para questões políticas cujo “desvio de conduta reflecte a raiva visceral contra Abel Chivukuvuk­u.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Chivukuvuk­u está indignado com Isaías Samakuva
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Chivukuvuk­u está indignado com Isaías Samakuva
 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Abel Chivukuvuk­u está indignado com a Rádio Despertar
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Abel Chivukuvuk­u está indignado com a Rádio Despertar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola