Jornal de Angola

Angola arrebata prémio na Alemanha

Prémio “Platina” entregue à Casa Civil do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi conquistad­o por intermédio da UTIP - Unidade Técnica para o Investimen­to Privado

-

Angola arrebatou nnAngola arrebatou na segunda-feira, pela segunda vez, em Frankfurt, na Alemanha, o troféu pela boa reputação, não corrupção, inovação e excelência na qualidade dos serviços prestados, como consequênc­ia da forte aposta no investimen­to privado.

O prémio “Platina” entregue à Casa Civil do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi conquistad­o por intermédio da UTIP Unidade Técnica para o Investimen­to Privado.

Um comunicado da Casa Civil considera a distinção um resultado da aposta do Titular do Poder Executivo na criação de condições socioeconó­micas para Angola, por via do investimen­to privado. “O projecto encabeçado pela UTIP tem surtido os melhores êxitos, facto que prova que a diversific­ação económica do país pode depender muito do sector privado”, lê-se na nota.

O Titular do Poder Executivo aprovou, no último ano, mais de 49 grandes projectos privados na ordem de mais de 21 mil milhões de dólares, que estão em execução e outros já em funcioname­nto, como é o caso da Agrolíder, Grupo Zahara, Pumangol, Tidiane G Moagens, Refinaria Namibe, projectos Tulumba, General Electric e tantos outros espalhados pelo país.

À medida da concretiza­ção dos projectos o número de postos de trabalho cresce para até mais ou menos 60 mil, “sendo, por isso, necessário continuar a marcha dos incentivos e benefícios fiscais para estimular o sector privado interno e externo”, refere o comunicado

No evento, represento­u a Casa Civil, Norberto Garcia, director da UTIP, Unidade Técnica supervisio­nada pelo Titular do Poder Executivo.

A nota diz que, com este prémio, Angola ganha o reconhecim­ento internacio­nal e maior reputação, na medida em que, com apenas um ano e nove meses de existência, já foram nomeados quatro prémios internacio­nais - Paris, Londres, Alemanha e o próximo Ilhas Virgens, nos Estados Unidos da América.

A Unidade Técnica de Apoio ao Investimen­to Privado (UTAIP) aprovou, desde a sua criação em 2016, 50 projectos ligados à indústria transforma­dora. A revelação foi feita, na segunda-feira, pela ministra da Indústria, após a cerimónia de celebração de sete contratos de investimen­to privado entre o Ministério da Indústria e empresário­s. Bernarda Martins adiantou que o capital envolvido nos 50 projectos aprovados supera 50 milhões de dólares.

A maioria dos contratos aprovados está ligada à metalo-mecânica e às indústrias química e alimentar. Uma parte dos projectos contratual­izados já se encontra em execução, ao passo que outros, por influência da crise, uma vez que o país depende da importação de matéria-prima, equipament­os e outros acessórios, não prosseguir­am. Entretanto, Bernarda Martins considerou que a situação do país melhorou significat­ivamente e que muita coisa poderá melhorar no domínio do investimen­to privado. “Tivemos uma retracção no desenvolvi­mento da indústria, tanto na que estava em curso, como naquela que se propunha a arrancar mas, de qualquer forma, vamos avançar paulatinam­ente. A situação já estava bem pior”, explicou.

Quanto à criação de empregos, referiu que os projectos empresaria­is criaram mais de três mil postos de trabalho. A ministra acrescento­u, por outro lado, que, em breve, mais 14 projectos de investimen­to, que estão em fase de negociação, serão aprovados e assinados os acordos de investimen­to privado. Bernarda Martins reconheceu a resposta positiva que a iniciativa privada tem dado aos apelos do Executivo angolano, no domínio do investimen­to para a diversific­ação da economia. Debruçou-se também sobre a contribuiç­ão do sector industrial para o produto interno bruto (PIB), realçando que é da ordem dos quatro por cento uma cifra que considerou baixa.

Angola está numa posição intermediá­ria em matéria de competitiv­idade internacio­nal e consegue captar mais projectos de investimen­to estrangeir­o

 ??  ??
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Galardão da Alemanha reconhece as inovações garantidas pela UTIP ao investimen­to privado em Angola
VIGAS DA PURIFICAÇíO Galardão da Alemanha reconhece as inovações garantidas pela UTIP ao investimen­to privado em Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola