Jornal de Angola

Preços continuam em queda

Última variação do índice de preços reflecte a desacelera­ção inflaccion­ária

-

A taxa de inflação baixou para 1,76 por cento no mês de Maio contra os dois por cento do mês anterior, mantendo assim a trajectóri­a iniciada em Janeiro deste ano, de acordo com dados do Banco Nacional de Angola (BNA).

A inflação dos últimos 12 meses medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), publicado pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), situou-se em 34,08 por cento, contra 36,33 no mês anterior.

Esta variação reflecte a desacelera­ção da inflação mensal, comparativ­amente ao nível registado em Maio de 2016, que foi de 3,46 por cento, refere o Comité de Política Monetária (CPM) do banco central angolano.

Reunido na sua 68ª sessão ordinária para analisar a evolução dos indicadore­s da economia nacional e o comportame­nto da economia internacio­nal, o CPM diz ter constatado que a classe “Bens e serviços diversos” foi a que teve maior impacto sobre a diminuição da inflação.

Com uma contribuiç­ão de 0,17 pontos percentuai­s, esta classe registou uma variação de 1,90 por cento.

As classes “Alimentaçã­o e bebidas não alcoólicas” e “Lazer, recreação e cultura” distinguir­am-se, igualmente, pelas suas contribuiç­ões na diminuição da inflação mensal. A nível das províncias, a da Huíla, no sul do país, foi a que registou a variação mais baixa, com 1,16 por cento. No mesmo período, a luibor overnight mantevese nos 22,40 por cento, ao ano, e nas maturidade­s de três e 12 meses as taxas situaram-se em 20,32 e 25,33 por cento, ao ano, respectiva­mente.

Enquanto isso, o crédito à economia aumentou em 0,01 por cento em Maio, período em que o crédito bruto ao Governo central (titulado e não titulado) diminuiu em 0,58 por cento e os depósitos do Governo no sistema bancário diminuíram em 5,71 por cento.

Crédito à economia aumentou em 0,01 por cento em Maio e o crédito bruto ao Governo central diminuiu em 0,58 por cento, enquanto os depósitos do Estado ao sistema bancário caíram 5,71 por cento

No mercado cambial primário, a taxa de câmbio média do kwanza face ao dólar norte-americano manteve-se inalterada, situandose em 165,92 unidades.

Com base na análise efectuada à evolução dos principais indicadore­s macroeconó­micos, o CPM decidiu manter a taxa básica de juro ou taxa BNA em 16,00 por cento ao ano e a da facilidade permanente de absorção de liquidez em 20,00.

Foi reduzida a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez a sete dias de 5,25 por cento para 3,25 ao ano.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comité do banco central avalia actual situação económica
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Comité do banco central avalia actual situação económica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola