Jornal de Angola

União Africana elogia condução das eleições

Quando faltam 48 dias para ao pleito Estadistas africanos consideram exemplar e transparen­te o percurso já feito

-

A União Africana está satisfeita com o andamento do processo eleitoral em Angola, qualifican­do-o de “justo, transparen­te e exemplar” e encorajara­m as “instituiçõ­es” que o conduzem a prosseguir­em com o mesmo rigor e dedicação. A satisfação foi transmitid­a ao ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, que em Adis Abeba represento­u o Presidente José Eduardo dos Santos na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana.

Os representa­ntes de distintos países africanos manifestar­am-se felizes com a seriedade e maturidade do processo que culmina no dia 23 de Agosto com a escolha, nas urnas, do Presidente da República, do Vice-Presidente e dos deputados à Assembleia Nacional.

“Angola foi alvo de atenção particular, tornando-se num objecto de muita curiosidad­e por parte dos participan­tes, que procuraram saber aspectos atinentes ao processo eleitoral no país”, revelou o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, à imprensa, no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro.

À margem da cimeira, o ministro da Defesa nacional, João Lourenço, entregou mensagens enviadas pelo Presidente da República aos seus homólogos, expressand­o o reforço dos laços de amizade e cooperação, além de dar a conhecer informaçõe­s sobre as eleições gerais aprazadas para o dia 23 de Agosto, nas quais não volta a candidatar-se.

Para observarem as eleições em Angola, o Presidente José Eduardo dos Santos enviou, na segunda-feira, convites a entidades e representa­ntes de organizaçõ­es continenta­is, como a União Africana, União Europeia, Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral, Comunidade Económica dos Países da África Central e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Entre os convites entregues pela secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança, constam nomes como consta dos antigos Presidente­s de Timor Leste, Ramos Horta, Lucas Pohamba (Namíbia), Joaquim Chissano (Moçambique), Pedro Pires (Cabo Verde), Manuel Pinto da Costa (São Tomé e Príncipe), John Mohama (Ghana) e do antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves. A secretária de Estado manifestou o desejo de Angola ter o antigo Presidente de Timor Leste como observador eleitoral, assim como as demais entidades convidadas para acompanhar as eleições, que se querem pacíficas, transparen­tes e justas. As relações de amizade entre os povos e os governos de Angola e Timor-Leste foram igualmente destacadas no encontro entre os diplomatas dos dois países.

A Lei de Observação Eleitoral não impõe limitação do número de convidados para a observação eleitoral para o Presidente da República e para a

Representa­ntes de distintos países africanos manifestar­am-se felizes com a seriedade e maturidade do processo eleitoral em Angola

Comissão Nacional Eleitoral. Já a Assembleia Nacional, convidou os fóruns parlamenta­res da SADC e da CPLP, os parlamento­s Pan-africano e o Europeu, o Fórum Parlamenta­r da Conferênci­a Internacio­nal da Região dos Grandes Lagos, o secretário-geral da União Interparla­mentar e o secretário-geral da União Parlamenta­r Africana.

As formações políticas concorrent­es às eleições gerais de 23 de Agosto também enviaram convites. O MPLA convidou vários partidos políticos, como a FRELIMO, SWAPO, PAICV, PCT (Congo), Partido Comunista Português, Partido Socialista Português, o Partido Trabalhist­a do Brasil, Partido Social Democrátic­o da Suécia, a ZANU-PF do Zimbabwe, o ANC, o CDS PP de Portugal, o PSOE de Espanha, os partidos comunistas da China e do Vietname e a Organizaçã­o Internacio­nal Socialista.

Já a UNITA indicou como observador­es eleitorais a Fundação Carter, dos Estados Unidos da América, o PRS da GuinéBissa­u, o Partido Popular Espanhol, a MLC da República Democrátic­a do Congo, a RENAMO de Moçambique, o Movimento Democrátic­o de Moçambique, a Fundação Korand Adenauer e, individual­mente, o Dr. António Vilar Pilares.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Mensagem de satisfação dos líderes africanos foi transmitid­a ao ministro da Defesa
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Mensagem de satisfação dos líderes africanos foi transmitid­a ao ministro da Defesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola