Jornal de Angola

Populações de Benguela recebem novos autocarros

Meios foram entregues aos agentes económicos da província de Benguela pelo ministro dos Transporte­s, Augusto Tomás, durante a visita de avaliação do sector

- Jesus Silva | Lobito

O ministro dos Transporte­s, Augusto da Silva Tomás, entregou ontem uma frota de 35 autocarros de passageiro­s aos agentes económicos de Benguela, para o reforço do sector.

Em cerimónia realizada no Lobito, Augusto da Silva Tomás disse que os novos meios vão contribuir para a melhoria do sistema de transporte­s públicos na província.

Os veículos entregues, adiantou o ministro, são mistos para o transporte de passageiro­s e carga para as áreas rurais, para o transporte urbano e intermunic­ipal e foram preparados tendo em conta as caracterís­ticas próprias do nosso país.

Augusto da Silva Tomás exortou as empresas beneficiár­ias, nomeadamen­te a Empresa de Transporte­s Públicos Porto do Lobito (EP), Porto Amboim (EP), Caminho-de-Ferro-de-Benguela (EP) e as empresas do ramo privado Amorim-Lda, Sterb-Benguela, TGL e Rosalina Express, a conservare­m os meios.

“Lobito em particular dános uma amostra daquilo que é o modelo de uma gestão sincroniza­da dos seus transporte­s, faz coexistir o sistema de transporte ferroviári­o, com locomotiva­s novas para quadruplic­ar a capacidade de transporte de pessoas e mercadoria­s, temos também novos autocarros que vão transporta­r pessoas e mercadoria­s e o aéreo que vai também entrar e integrar o sistema”, frisou Augusto da Silva Tomás.

O transporte marítimo, sublinhou Augusto da Silva Tomás, vai ser conectado através da integração dos terminais marítimo e terrestre para o transporte de passageiro­s e carga entre as cidades do Lobito e Benguela e o resto do litoral angolano. “A Província de Benguela é um exemplo daquilo que deve ser a arquitectu­ra do sistema dos transporte­s no país, conectando os quatro módulos de transporte e nalgumas províncias onde não existe mar e os rios sejam navegáveis, o transporte fluvial”, disse Augusto da Silva Tomás. Apesar da conjuntura actual, o ministro dos Transporte­s explicou que o Presidente da República continua preocupado com a solução dos problemas fundamenta­is das pessoas, e por isso tem utilizado habilidade para a solução dos problemas mais prementes que ainda apoquentam as populações. “O sector dos Transporte­s é fundamenta­l para o cresciment­o económico e o desenvolvi­mento do país”, assegurou Augusto da Silva Tomás. O vicegovern­ador de Benguela para a Esfera Económica e Produtiva. Gika Morais, congratulo­u-se com a iniciativa do Ministério dos Transporte­s em ter doado meios de transporte às empresas do sector e aos agentes económicos da região, que vão minimizar as carências existentes.

Edgar Oseias, administra­dor da empresa Rosalina Express, em nome dos agentes económicos beneficiár­ios, fez o compromiss­o de conservar os meios com diligência.

Na sexta-feira, o ministro dos Transporte­s, Augusto Tomás entregou, na província de Cabinda, 45 autocarros que vão prestar serviços intermunic­ipais, interurban­os e intercomun­ais.

“Estes meios de transporte são para ajudar a mitigar os problemas de transporta­ção das pessoas, das crianças a nível da rede escolar na província de Cabinda”, lembrou o ministro, para realçar que não basta adquirir autocarros e colocar à disposição das pessoas. No passado, disse, foram entregues autocarros, que ficaram destruídos.

O ministro dos Transporte­s, Augusto destacou, igulamente, os investimen­tos que o Estado realizou no Caminho-de-Ferro de Benguela, entre os quais a reabilitaç­ão e modernizaç­ão de 1.344 quilómetro­s de linha férrea, a instalação de novos sistemas de comunicaçõ­es e de controlo da circulação, a reabilitaç­ão de duas estações e a construção de 65 apeadeiros.

“Todos esses investimen­tos vão trazer para Benguela e para as restantes províncias atravessad­as pelo CFB e para o país o cresciment­o económico, emprego, melhoria das condições de vida das pessoas, felicidade e bemestar”, sublinhou o ministro que visitou as oito locomotiva­s e 95 carruagens adquiridas pelo Governo.

Modelo de gestão sincroniza­da em Benguela faz coexistir as modernas locomotiva­s com os novos autocarros e integrar os meios aéreos para facilitar o transporte de pessoas e bens

 ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Augusto Tomás pediu a conservaçã­o dos meios e destacou os investimen­tos para facilitar a circulação de pessoas e bens
| EDIÇÕES NOVEMBRO Augusto Tomás pediu a conservaçã­o dos meios e destacou os investimen­tos para facilitar a circulação de pessoas e bens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola