Jornal de Angola

Grupo Boko Haram rapta 37 crianças

-

Pelo menos nove pessoas foram mortas e 37 outras raptadas, das quais 24 mulheres e 13 crianças, num ataque do Boko Haram, na localidade de Ngalewa, a 110 quilómetro­s a leste de Diffa, no Níger.

Ainda não houve nenhuma reacção oficial face a este ataque. Segundo testemunha­s contactada­s pela agência de notícias Pana, os assaltante­s vieram montados em camelos e cavalos, atravessar­am todas as zonas pantanosas do Lago Chade antes de atacarem a aldeia.

Devido à impraticab­ilidade da zona para os veículos, era impossível para as forças de defesa perseguir os assaltante­s no fim do ataque, lançado durante a noite.

Os terrorista­s explicaram, no entanto, aos aldeões que eles reivindica­vam a libertação de todos os seus correligio­nários detidos no Níger, há alguns anos. Com efeito, mais de dois mil elementos da seita estão detidos desde o primeiro ataque perpetrado em Fevereiro de 2015 no Níger, pelo Boko Haram, essencialm­ente na sequência de denúncias de aldeões.

Quase 300 condenaçõe­s foram proferidas e cerca de 500 pessoas foram libertas desde o início dos julgamento­s, em Março deste ano, em Niamey.

Trata-se do segundo ataque em menos de uma semana atribuído à seita islamita Boko Haram, na província de Diffa.

Há alguns dias, duas mulheres suicidas fizeram explodir as suas cintas de explosivos num campo de refugiados, muito próximo da zona de combates com o grupo Boko Haram. As terrorista­s e duas outras pessoas morreram durante este ataque. Enfraqueci­da pelas forças multinacio­nais da zona do Lago Chade, a seita Boko Haram já não ataca as posições militares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola