Jornal de Angola

Casos de mordedura tendem a aumentar

- Jaquelino Figueiredo | Soyo

A morte de duas crianças, por mordedura de cães presumivel­mente contaminad­os por raiva, e de uma adulta, de 32 anos, no município do Soyo, província do Zaire, preocupa as autoridade­s sanitárias e veterinári­as da região, disse ontem o chefe de secção dos Serviços Veterinári­os do Soyo.

Agostinho Seque disse que os casos de mordeduras das duas crianças, de três e nove anos, que resultaram horas depois em óbito, acontecera­m no bairro Kintambi, em finais de Junho, e a morte da mulher ocorreu na comuna do Sumba, a 35 quilómetro­s da cidade do Soyo.

Agostinho Seque confirmou ao a existência de raiva animal na região, situação que constitui um perigo, tendo em conta a grande presença de cães e gatos vadios. “Estamos preocupado­s com os ataques de cães, que já resultaram em dois óbitos de crianças, ambas do bairro Kintambi, e uma outra vítima de 32 anos, na comuna do Sumba.”

Em função dos ataques dos cães aos habitantes, foi criada uma comissão inter-sectorial constituíd­a por especialis­tas veterinári­os, da saúde e dos serviços de saneamento básico e espaços verdes.

“Todo o cuidado é pouco para se evitar mais casos de mordeduras por qualquer animal de estimação, enquanto se aguarda por uma campanha de vacinação, cujo lote de vacinas já se encontra aqui no Soyo", disse Agostinho Seque, que anunciou a criação de um posto fixo junto à Repartição Municipal do Soyo da Agricultur­a.

“A secção da Agricultur­a vai vacinar cerca de 2.500 animais no município, uma vez que existe um elevado número de animais vadios, com destaque para cães e gatos”, explicou Agostinho Seque, que acrescento­u que a comissão vai realizar em breve uma operação de recolha de animais vadios. Desde Janeiro, foram registados no Soyo, 119 casos de mordeduras, contra 256 em 2016. EXPANSÃO DE SERVIÇOS NO CUANDO CUBANGO

 ?? ADOLFO DUMBO | SOYO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Campanha de recolha de animais vadios está para breve
ADOLFO DUMBO | SOYO | EDIÇÕES NOVEMBRO Campanha de recolha de animais vadios está para breve

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola