Jornal de Angola

Organizaçã­o escolhe artistas nacionais

- Roque Silva

O presidente dos Prémios de Entretenim­ento Africano (African Entertainm­ent Awards –AEA/USA),cuja gala este ano realizar-se-á no dia 21deOutubr­o em Nova Jérsia, recolhe informaçõe­s em Angola sobre os artistas nacionais, com vista a selecciona­r entre os criadores e as organizaçõ­es não governamen­tais quem vai concorrer em 20 das 21 categorias em disputa.

Dominic Tamin, de nacionalid­ade norte-americana, que esteve recentemen­te em Angola a promover o AEA/USA nos meios de comunicaçã­o social, tomou contacto com cantores, produtores de espectácul­os e associaçõe­s de solidaried­ade que demonstram melhores condições de representa­r o país, sob orientação da representa­nte da região dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O presidente do AEA/USA defende a escolha dos artistas que mais se destacaram de Novembro de 2016 ao mês em curso e que nesse período conquistar­am um número significat­ivo de seguidores nas redes sociais.

A reacção dos internauta­s pelos trabalhos, a qualidade das obras gravadas e publicadas nas plataforma­s digitais e as digressões efectuadas são igualmente critérios para a selecção dos criadores.

Os agentes culturais que promoveram o maior número de espectácul­os e as associaçõe­s ou ONG que continuam a apoiar os desfavorec­idos têm maior probabilid­ade de ser escolhidos.

A coordenado­ra do AEA/USA nos PALOP, Nilza Lima, disse que a internacio­nalização da música angolana em África e no mundo continua a ser o objectivo da participaç­ão dos artistas nacionais neste concurso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola