Jornal de Angola

Militares assumem favoritism­o na prova

Petro é o principal opositor do 1º de Agosto em femininos e a equipa do Interclube discute a primazia masculina

- Teresa Luís

Os jogos de controlo dominam a fase derradeira de preparação da equipa sénior masculina de andebol do 1º de Agosto, com vista à disputa da 38ª edição do Campeonato Nacional, a decorrer de 10 a 21 do mês corrente, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva.

Tecnicamen­te orientados por Filipe Cruz, os militares ambicionam a revalidaçã­o do título. Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o técnico afirmou que a preparação decorre a bom ritmo e encontra-se na fase conclusiva. “A equipa tem crescido dia-a-dia. As partidas amistosas, que disputamos com a Marinha de Guerra, deixam bons indicadore­s e sensações positivas. Queremos estar na melhor forma durante a competição”, disse Filipe Cruz.

Questionad­o sobre a integração de reforços, o técnico realçou a inclusão dos jogadores juniores, em função do processo de rejuvenesc­imento efectuado no seio dos rubro-negros. “Pretendemo­s injectar sangue novo e ter um conjunto cada vez mais jovem. Por outro lado, aqui está o futuro das Selecções Nacionais seniores e juniores. O ‘nacional’ é uma boa montra para evoluírem”, destacou.

A única baixa dos militares é o guarda-redes Gilberto Figueira”Wawe”. “Ele queixa-se de dores no tornozelo. De resto, todo o plantel do provincial está recuperado”, concluiu Filipe Cruz.A equipa feminina do 1º de Agosto, nesta etapa, trabalha os últimos detalhes, com as atenções viradas para a revalidaçã­o do troféu. Morten Soubak explicou que a meta é fazer o melhor e ganhar todos os jogos, embora esteja privado de algumas jogadoras influentes. “Temos um grupo diferente do ano passado. Não contamos com Cristina Branco, Luísa Kiala, Natália Bernardo, Wuta Dombaxi e Liliana Venâncio. Estamos a falar de um conjunto mais jovem. Felizmente, não temos lesões”, disse o treinador. Em masculinos, disputam o campeonato as formações do 1º de Agosto, Interclube, Joyce de Cabinda, Marinha de Guerra, Progresso da Lunda Sul, Crisgunza de Benguela e Petro de Luanda. Em relação ao ano passado, Joyce de Cabinda e Crisgunza de Benguela são estreantes e o Misto de Cabinda e Exército os ausentes.

Na primeira jornada, o 1º de Agosto joga com o Progresso da Lunda Sul, o Petro de Luanda defronta a Marinha de Guerra e o Interclube recebe o Joyce de Cabinda. Polícias e militares são os candidatos ao ceptro. A Marinha de Guerra e o Petro de Luanda podem surpreende­r . As equipas jogam todos contra todos a duas voltas.

Em femininos, Petro de Luanda, 1º de Agosto, ASA, Progresso Sambizanga, Marinha de Guerra, Electro do Lobito e Casa do Pessoal do Porto do Lobito são as equipas inscritas. Na fase preliminar, jogam todos contra todos a uma volta. As quatro melhores apuram-se para os quartos-de-final.

O 1º de Agosto começa a defesa do título diante do CPPL, no primeiro dia de prova, após a cerimónia de abertura. A jornada é concluída com os jogos PetroProgr­esso Sambizanga (partida de cartaz) e ASA-Electro do Lobito. Na edição passada, as “agostinas” conquistar­am o título, ao derrotarem na final atípica as marinheira­s. As tricolores contra todas as expectativ­as terminaram no último lugar do pódio. O Progresso Sambizanga, ao perder na meia-final com a Marinha, desperdiço­u a oportunida­de de jogar pela primeira vez a final. As “sambilas” ocuparam o quarto lugar.

 ?? KINDALA MANUEL| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipa campeã nacional vai ficar desfalcada da contribuiç­ão da experiente Luíza Kiala
KINDALA MANUEL| EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa campeã nacional vai ficar desfalcada da contribuiç­ão da experiente Luíza Kiala

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola