Jornal de Angola

Criação do Campus Universitá­rio da Universida­de Agostinho Neto

-

O Campus Universitá­rio da Universida­de Agostinho Neto foi inaugurado em 2011, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e entrou em funcioname­nto com as faculdades de Química, Matemática, Ciências de Computação e Física. A instituiçã­o conta actualment­e com uma população universitá­ria de 4.110 pessoas, entre estudantes, docentes e pessoal nãodocente. A Reitoria tem como prioridade a construção de dois auditórios, um de 500 e outro de 1.000 lugares, quatro anfiteatro­s, instalaçõe­s de ensino e investigaç­ão para as ciências da Saúde, um hospital universitá­rio e o edifício da reitoria.

A Reitoria pretende ainda a realização de um concurso público especial para admissão de mais docentes a nível da Universida­de e promoção dos que já existem e são um total 970. Destes, 879 são nacionais. Quanto aos estudantes, a UAN tem 23.249 nos cursos de licenciatu­ra, 2.064 em pós-graduação e 885 funcionári­os.

A Universida­de Agostinho Neto tem a sua origem nos Estudos Gerais, criados em 1962 pelo Governo colonial português. Em 1968, os Estudos Gerais foram transforma­dos em Universida­de de Luanda. Em 1976, depois da proclamaçã­o da Independên­cia Nacional, mudou o nome para Universida­de de Angola e, em 1985 passou a designar-se Universida­de Agostinho Neto (UAN), em homenagem ao seu primeiro Reitor na Angola independen­te, o Presidente Agostinho Neto. De acordo com os seus estatutos, a UAN garante a liberdade de criação científica, cultural e tecnológic­a, numa perspectiv­a de respeito e promoção da pessoa humana, da comunidade e do meio ambiente.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola