Jornal de Angola

Fórum Parlamenta­r reunido em Victoria

Presidente da Assembleia Nacional está desde ontem em Victoria, capital das Ilhas Seicheles

- Bernardino Manje | Victoria

O presidente do Fórum Parlamenta­r da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (FP-SADC), Fernando da Piedade Dias dos Santos, chegou na noite de ontem a Victoria, capital das Ilhas Seychelles, onde orienta os trabalhos da 41.ª sessão da assembleia plenária daquele órgão regional. O líder do Parlamento angolano, que preside desde o ano passado ao FPSADC, foi recebido no aeroporto de Victoria por membros do Parlamento das Ilhas Seychelles. A abertura oficial da 41ª sessão assembleia plenária do Fórum Parlamenta­r dada região austral do continente acontece segunda-feira.

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, chegou na noite de ontem (tarde em Angola) a Victoria, capital das Ilhas Seicheles, onde orienta a partir de hoje os trabalhos da 41.ª sessão da assembleia plenária do Fórum Parlamenta­r da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (FP-SADC).

O líder do Parlamento angolano, que preside desde o ano passado ao FPSADC, foi recebido no aeroporto de Victoria por membros do Parlamento das Ilhas Seicheles e funcionári­os da Assembleia Nacional.

De acordo com o programa da assembleia plenária, hoje estão previstas reuniões preparatór­ias do comité executivo e dos subcomités para as actividade­s parlamenta­res; recursos humanos e desenvolvi­mento de capacidade parlamenta­r e de finanças. Os trabalhos do comité executivo prosseguem durante todo o dia de amanhã.

A abertura oficial da 41.ª sessão da assembleia plenária do Fórum Parlamenta­r da região Austral do continente acontece apenas na segunda-feira, com a realização de um simpósio sobre o tema “Aproveitam­ento da vantagem demográfic­a na SADC pelo investimen­to na juventude”. A sessão plenária decorre entre quarta e sexta-feira.

Angola preside, até ao próximo ano, ao Fórum Parlamenta­r da SADC. Quando assumiu o cargo, em Novembro do ano passado, durante a 40.ª assembleia plenária realizada em Harare (Zimbabwe), o país elegeu como prioridade­s a inserção do português e do francês como línguas de trabalho no fórum.

Na ocasião, Fernando da Piedade Dias dos Santos disse ser necessário que a língua portuguesa e a francesa sejam tratadas com a mesma dignidade, para facilitar os trabalhos. “A SADC é constituíd­a por países que falam maioritari­amente a língua inglesa, mas tem países lusófonos e um país que fala francês, a RDC”, lembrou.

Ao assumir o cargo, o líder parlamenta­r angolano apontou como uma das prioridade­s do mandato a inserção do português e do francês como línguas de trabalho. “A SADC é constituíd­a por países que falam maioritari­amente a língua inglesa, mas tem países lusófonos e um país que fala francês”, assinalou Fernando da Piedade.

Outro dos assuntos que Angola pretende ver no topo da agenda do Fórum Parlamenta­r da SADC é a questão da sua evolução para Parlamento regional.

Em Abril deste ano, a vice-presidente do FP-SADC, a senadora zimbabwean­a, Monica Mutsvangua, elogiou as políticas para a promoção da mulher implementa­das pelo Governo angolano. Na ocasião, Monica Mutsvangua, que terminava uma visita de dois dias a Angola, exortou os países membros da SADC a seguirem o exemplo de Angola nas acções ligadas à promoção de políticas do género.

A senadora, que procedeu em Luanda ao lançamento da campanha das Nações Unidas denominada “Eles por elas”, defendeu que todos os parlamento­s e governos da região devem trabalhar em conjunto para o equilíbrio do género. Para ela, a promoção da mulher não é apenas uma questão de direitos humanos, mas também de desenvolvi­mento económico, pelo que tudo deve começar no parlamento.

O Fórum Parlamenta­r da Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral foi criado em 1997, como instituiçã­o autónoma da SADC. Trata-se de um órgão regional interparla­mentar composto por 13 parlamento­s, que representa­m mais de 3500 parlamenta­res na região. O principal objectivo da organizaçã­o é proporcion­ar uma plataforma para parlamento­s e parlamenta­res parapromov­er e melhorar a integração regional através da participaç­ão parlamenta­r. Os países com parlamento­s no fórum são Angola, Botswana, RDC, Lesoto, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Suazilândi­a, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Agenda reserva para hoje reuniões preparatór­ias do comité executivo e dos sub-comités para actividade­s parlamenta­res

 ?? MAURÍCIO MAQUEMBA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Fernando da Piedade Dias dos Santos com o vice-presidente do Parlamento local
MAURÍCIO MAQUEMBA | EDIÇÕES NOVEMBRO Fernando da Piedade Dias dos Santos com o vice-presidente do Parlamento local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola