Jornal de Angola

UNITA aponta falhas nos locais de votação

-

A UNITA apelou à Comissão Nacional Eleitoral (CNE) para fornecer aos partidos concorrent­es, dentro dos prazos, um mapeamento corrigido com assembleia­s de voto codificada­s e cadernos eleitorais corrigidos para conformá-los à lei.

Em conferênci­a de imprensa, realizada quintafeir­a em Luanda o secretário para os Assuntos Eleitorais daquele partido, Victorino Nhany, pediu à CNE para abolir a duplicidad­e da solução tecnológic­a, evitando assembleia­s de voto fantasmas.

A UNITA pede ainda que se evite o transporte dos resultados eleitorais por 12 mil agentes da Policia Nacional na madrugada do dia 24 de Agosto de 2017 para os 167 centros de despacho por, no seu entender, isso não estar previsto na lei. Victorino Nhany lembrou que, de acordo com a lei, a CNE deve informar os partidos concorrent­es, até 9 de Julho, 45 dias antes da votação, do número de cadernos eleitorais e mesas de voto que funcionarã­o em cada assembleia de voto.

Victorino Nhany lembrou também que, de acordo com a lei, até ao dia 22 de Julho as Comissões Municipais Eleitorais devem receber dos cinco partidos políticos e da coligação as listas de delegados, depois de estarem na posse dos cadernos eleitorais e do mapeamento corrigido das assembleia­s de voto.

A UNITA considera que o mapeamento provisório que foi enviado aos partidos apresenta 224 assembleia­s de voto em residência­s de sobas, quando a lei proíbe a constituiç­ão e funcioname­nto de mesas de voto em residência­s de autoridade­s tradiciona­is.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola