Jornal de Angola

Ataque de radicais na região Sinai mata soldados

-

Um ataque perpetrado ontem contra um posto de controlo do Exército egípcio, na fronteira com a Faixa de Gaza, matou pelo menos 10 militares egípcios e feriu mais de vinte soldados, informaram responsáve­is das Forças Armadas.

As mesmas fontes, que não quiseram ser identifica­das, indicaram que o ataque começou quando um carro armadilhad­o chocou com a barreira do posto de controlo na aldeia de El-Barth a sul de Rafah. Seguiu-se um tiroteio por parte de dezenas de atacantes encapuzado­s.

Os mortos incluem um alto oficial das forças especiais egípcias e pelo menos 20 outros militares ficaram feridos no ataque.

O atentado contra o posto de controlo de El-Barth não foi reivindica­do, segundo a agência noticiosa norteameri­cana Associated Press.

As Forças Armadas egípcias anunciaram ainda terem abortado outros ataques por parte de combatente­s “takfiri” (radical) contra vários postos de controlo a sul da região de Rafah.

No decurso dessa operação, as forças do Exército e a Polícia mataram mais de 40 rebeldes e destruíram seis veículos todo-o-terreno.

O Egipto tem enfrentado nos últimos anos ataques mortíferos no norte do Sinai, sobretudo por parte de militantes de um grupo ligado ao movimento extremista Estado Islâmico.

Os ataques terrorista­s intensific­aram-se desde o derrube do Presidente islamita Mohamed Mursi num golpe de Estado militar em Julho de 2013.

Desde então, os actos terrorista­s multiplica­ram-se não só no Sinai e, geralmente, os alvos são membros das forças de segurança, ainda que recentemen­te os cristãos coptos tenham sido alvo de quatro sangrentos atentados, reivindica­dos todos eles pelo Estado Islâmico.

As Forças Armadas egípcias anunciaram que, apesar dos ataques, não vai baixar a guarda e prometeram travar as acções dos rebeldes vinculados ao Estado Islâmico.

 ?? SAID KHATIB|AFP ?? Posto de controlo militar no Sinai sofreu atentado
SAID KHATIB|AFP Posto de controlo militar no Sinai sofreu atentado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola