Jornal de Angola

Cólera causa milhares de vítimas humanas

-

O coordenado­r dos assuntos humanitári­os da ONU para o Iémen, Jamie McGoldrick, alertou ontem que as organizaçõ­es humanitári­as não conseguem fazer frente ao surto de cólera, que já matou mais de 1.600 pessoas desde finais de Abril.

O representa­nte das Nações Unidas disse que conter a epidemia “está fora do alcance e da capacidade” tanto dos organismos internacio­nais como do sistema de saúde do país.

A epidemia de cólera estendeu-se a 21 das 22 províncias do país, tendo causado 1.657 mortos, acrescento­u o responsáve­l.

O número de pessoas que podem ter contraído o vírus da cólera, uma infecção intestinal aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminad­a, pode ter chegado aos 284 mil, disse Jamie McGoldrick, que aponta os menores de 15 anos a representa­rem cerca de 40 por cento dos casos suspeitos da doença.

“O sistema de saúde está muito afectado pelo conflito, com 45 por cento das instalaçõe­s sem capacidade operatória, e aquelas que estão a funcionar fazem-no a um nível muito baixo”, concluiu o representa­nte das Nações Unidas no país.

Os iemenitas enfrentam uma tripla ameaça do conflito armado, da crise económica e da fome, a que se juntou a da cólera.

A Organizaçã­o Mundial da Saúde lançou, recentemen­te, um apelo humanitári­o para salvar milhares de crianças vítimas da cólera, apesar das dificuldad­es encontrada­s pelas agências para fazer chegar aos necessitad­os os poucas meios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola