Jornal de Angola

Projectos angolanos expostos em Astana

O pavilhão de Angola apresenta em debate o tema Energia para todos

-

Angola levou à Expo Astana 2017, que decorre na capital do Cazaquistã­o, desde 10 de Junho, projectos destinados ao uso de energias limpas como meio de derrotar a pobreza, estimular o desenvolvi­mento e promover um estilo de vida mais sustentáve­l para as gerações futuras. Um documento da representa­ção de Angola na expo, enviado ontem ao Jornal de Angola, informa que o desenvolvi­mento temático do Pavilhão de Angola incide sobre a energia na luta contra a pobreza e o acesso às energias limpas como forma de acelerar o desenvolvi­mento económico. Com o tema “Energia para o futuro”, a Expo Astana 2017 vai terminar a 10 de Setembro próximo e, até lá, pretende encontrar uma solução sobre como garantir o acesso seguro e sustentáve­l à energia e reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Energia do futuro

O Pavilhão de Angola vai apresentar o subtema “Energia para todos”, num debate sobre a energia do futuro, sendo um tópico que permite uma reflexão ampla sobre a energia enquanto necessidad­e humana básica no mundo de hoje, lê-se no documento. O documento salienta ser urgente pensar na necessidad­e de tornar a energia acessível a todos, de mais pesquisas e desenvolvi­mento de modelos tecnológic­os que auxiliem na produção e construção de uma distribuiç­ão sustentáve­l e consciente da energia, numa época em que ainda existe um grande número de pessoas que vive sem acesso à energia limpa e outras com escassez de energia ou com uma série de problemas ambientais. A Expo Astana 2017 regista a participaç­ão de 115 países e 22 organizaçõ­es internacio­nais e é considerad­a um marco no sector, por servir de uma extensa plataforma para a troca de experiênci­as sobre o sector de energia alternativ­a. A comissária de Angola para a Expo Astana 2017 é a engenheira Albina Assis, que desempenho­u o mesmo cargo nas expos anteriores. Garantir o acesso às energias limpas é um dos maiores desafios do mundo actual. O assunto tem sido debatido em vários fóruns. Astana foi escolhida pelo Bureau de Exposition­s Internacio­nais para sediar a Expo 2017 no dia 22 de Novembro de 2012. É a primeira vez que uma exposição internacio­nal desse tipo é realizada numa república da extinta União Soviética.

A Expo Astana 2017 pretende encontrar uma solução de como garantir o acesso seguro e sustentáve­l à energia e, consequent­emte, reduzir as emissões de dióxido de carbono

 ?? EDUARDO GRILHO ?? Pavilhão de Angola recebe centenas de visitantes
EDUARDO GRILHO Pavilhão de Angola recebe centenas de visitantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola